03/08/2015

Professora de Artur Nogueira lamenta morte de psiquiatra e educador Içami Tiba

“Deixou grandes lições de sabedoria e entendimento”, diz Magali Malagó sobre o legado do autor.

A professora Magali Malagó lamentou hoje (3) a morte do psiquiatra Içami Tiba, que faleceu no último domingo (2), aos 74 anos, no Hospital Sírio Libanês (SP), onde estava internado desde o início do ano para o tratamento de um câncer. Içami Tiba era psiquiatra, educador e escreveu mais de 30 livros sobre a área educacional no país. Figura influente Tiba ficou conhecido por imprimir em suas obras uma linguagem coloquial e bem humorada. Para Magali, sua morte foi uma grande perda na educação.

Içami Tiba

As obras de Tiba foram referência para pais, filhos, educadores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos. Ele tinha uma visão considerada moderna e adequada aos dias atuais.

Entre seus livros estão ‘Quem ama, educa!’, ‘Disciplina, limite na medida certa’, ‘Anjos caídos – Como prevenir e eliminar as drogas na vida do adolescente’, ‘Ensinar aprendendo – Como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização’ e ‘O executivo(a) & sua família – O sucesso dos pais não garante a felicidade dos filhos’. Toda a sua obra conta com mais de 40 volumes.

“Na carreira de Içami pudemos perceber o quanto ele sabia que era dedicado ao assunto”, diz a educadora Magali. Ela conta que era comum buscar por palestras do psiquiatra no Brasil devido a sua intelectualidade. “Ele tinha um pensamento sólido sobre o pensar, o agir, o fazer com a criança, com o jovem, adolescente.”

IÇAMI TIBA

Para Magali o legado de Içami será suas obras que tratam com pontualidade diversos assuntos necessários para a sala de aula.

Içami também era membro da equipe técnica e científica da Associação Parceria Contra as Drogas e membro do Board of Directors os International Association os Group Psychotherapy.

Ele será enterrado na tarde desta segunda-feira (3) no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.