17/04/2018

Procura por sistemas de segurança aumenta 165% em Artur Nogueira

Nos primeiro bimestre deste ano, município registrou segundo menor número de furtos em dez anos

Informe publicitário

A procura por equipamentos de segurança em Artur Nogueira cresceu expressivamente nos últimos 10 anos. O aumento é de pelo menos 165% quando comparado a 2008. Este valor, seguramente, deve ser ainda maior uma vez que se contabiliza a quantidade de usuários apenas da Luseg Sistema de Segurança, empresa referência no segmento em Artur Nogueira. O número dos usuários do sistema de monitoramento da Luseg, saltou de 3 mil em 2008 para 8 mil em 2018.

O aumento exponencial sinaliza uma medida em potencial que pode ter contribuído para a queda da criminalidade na cidade. Embora não seja o único o fator. Para se ter uma ideia, a Delegacia de Polícia (DP) de Artur Nogueira registrou no primeiro bimestre de 2018 uma queda de 47% no número de casos de furtos, em comparação com 2008. Os dois primeiros meses deste ano apresentaram o segundo menor índice de furtos nos últimos dez anos, e perderam apenas para o ano de 2015, que contabilizou 71 registros.

Já o número de furtos de veículos em 2018 comparado a 2008, caiu de 42 para 16, uma diferença de 61%. Somente do ano passado para cá, a redução de furtos neste segmento foi de 30%. Dos 104 casos registrados entre janeiro e fevereiro deste ano, 16 são referentes a furtos de veículos.  Os dados foram confirmados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

O comandante da Polícia Militar de Artur Nogueira, Alexandre Hoio, atribui este resultado ao desempenho das forças policiais somado a ação do judiciário municipal.

“Toda queda em índices criminais se deve a um conjunto de fatores, desde os mais relevantes e diretos, trabalho da polícia, seja no patrulhamento ostensivo ou na pronta resposta com a prisão do infrator, até os fatores indiretos, tais como projetos social. Falando da parte da Polícia Militar, o aumento da atuação da Instituição, visando a coibir todos os atos ilícitos, atrelado a visão do judiciário local, que visa reprimir os criminosos de maneira eficaz e que desmotive-o a reincidência são fundamentais e com certeza tem grande parcela nesta redução criminal”, explica Hoio.

Ele também sugere que os equipamentos de segurança contribuem significativamente para coibir furtos. “Por óbvio que todo tipo de ajuda, por parte do próprio morador ou comerciante, também auxilia o trabalho da polícia para a redução criminal uma vez que casas e comércios mais protegidos tendem a dificultar a ação delitiva e inibe em parte destas ações criminosas. A facilidade e a impunidade são fatores que impulsionam o cometimento de delitos”, observa.

Furtos recentes

Porém, apesar da queda nos números, os recentes casos de furtos ou tentativas de golpes a estabelecimentos comerciais como lanchonetes, lojas de móveis, comércios de construção e jogos eletrônicos trouxeram aos moradores do município a sensação de insegurança. Hoio revela que as ocorrências registradas recentemente nos comércios locais estão sendo investigadas. “Quanto ao aumento nos últimos dias, este vem sendo monitorado, de forma que ações de inteligência e monitoramento criminal já foram adotadas para a prisão dos criminosos que estão atuando pela cidade.”, comenta.  Para estes casos, a Luseg Sistemas de Segurança monta projetos especializados que cobrem todos os pontos vulneráveis do estabelecimento ou residência de forma estratégica.

IMG_3750-1499351290

Os ambientes são inspecionados e caso sejam violados, sensores vinculados à “Central de Alarmes” enviam imediatamente sinais sonoros por meio de GPRS, internet e linha telefônica para a “Central de Monitoramento”. Outra ferramenta que é muito viável para quem possui automóvel, é o portão elétrico, que reduz o tempo que o morador fica exposto do lado de fora da casa.

portao

As opções ainda se estendem ao sistema de interfonia, cercas elétricas, aplicativos para acompanhar os sistemas de monitoramento pelo celular e o botão de pânico, adicionado ao mesmo controle que abre o portão, no qual os clientes podem apertá-lo em suspeita de algo estranho. Dessa forma, medidas de proteção serão tomadas. Confira no vídeo abaixo:


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.