26/05/2016

Procissão de Corpus Christi percorre hoje mais de 1 Km em Artur Nogueira

15 grupos entre comunidades e pastorais se reúnem esta manhã para confeccionar o tapete.

Da redação

O tradicional tapete onde as comunidades católicas de Artur Nogueira realizam a procissão que celebra o Corpus Christi é montado hoje (26) a partir das 7 horas. De acordo com a Paróquia Nossa Senhora das Dores, 15 diferentes grupos estão trabalhando na confecção do tapete feito de serragem, que tem pouco mais de um quilômetro de extensão. Cada comunidade e pastoral é responsável por um trecho da obra e se responsabiliza pelos desenhos formados em seu espaço.

O trajeto, que inicia em frente ao Ginásio Municipal Maurício Sia, percorre duas ruas da cidade. A Rua Floriano Peixoto, mesma do Ginásio Municipal e a Avenida Fernando Arens, que termina na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, onde ocorre o encerramento das festividades do Corpus Christi. Ao todo são 1.070 metros de extensão e a previsão é de que a procissão dure aproximadamente duas horas.

Ao todo são 15 comunidades e pastorais envolvidas na confecção do tapete. Pela Paróquia Santa Rita de Cássia participam as pastorais de São Benedito, São Francisco, Santo Antônio, santa Luzia, Santa Cruz, São Sebastião, São José, Santa Terezinha e Nossa Senhora de Aparecida do Resek. As pastorais do Batismo, Pessoa Idosa e São Vicente também participam da ação.

IMG_8717_8d2154c8d0bac8a35fd971cb513d1ae3cd7f1ca0

Para Leila de Oliveira, membro da Comunidade Santa Luzia, garante que o feriado não vai ser de descanso. “Nós trabalhamos muito nesta quarta-feira (25) para deixar tudo pronto. Meu pai está tingindo a serragem para o tapete e estamos recolhendo os materiais necessários”, declara. Só da Comunidade Santa Luzia serão utilizados sete sacos de pó de serragem, que são tingidos com água e tinta. “Só a tinta não penetra na madeira, então misturamos com água para garantir a absorção”, conta Leila. Além da serragem, 20 Kg de sal grosso e pó de café também são utilizados. Leila garante que no final do dia a satisfação é garantida. “Eu sempre participo, dou uma volta em todo o tapete para ver como ficou. Sempre fica lindo, me sinto muito feliz em participar desta data que é tão importante para a comunidade católica”, completou.

IMG_8751_8537d29e1bfd2ef8a5f03438b3095f87c238ea3c_7e65fd6fe6046fed83212986b8551a5e70c4b331

Após o termino dos tapetes, o padre Édson Adélio Tagliaferro celebrará a missa, no Ginásio Municipal Maurício Sia, às 15 horas, concelebrada pelo padre José Antônio. Após a missa acontece a tradicional procissão que seguirá pela Rua Floriano Peixoto e Avenida Fernando Arens, percorrendo o tapete no trajeto que inicia em frente ao Ginásio e termina na Igreja Matriz. O encerramento do evento acontecerá na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A tradição de enfeitar as ruas começou em Ouro Preto (MG). A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

O Corpus Christi não é feriado nacional, sendo classificado pelo Governo Federal como ponto facultativo, ou seja, opcional. Em Artur Nogueira, os setores públicos como bancos e correios não abrirão. Já as empresas e estabelecimentos comerciais privados podem decidir se mantém as portas abertas, porém precisam informar o Sindicato dos Trabalhadores e obter uma autorização.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.