23/07/2015

Primeiro Arraiá Vegano acontece neste sábado em Artur Nogueira

Evento beneficente começa às 16 horas no Centro Cultural Tom Jobim.

Artur Nogueira sedia neste sábado (25) o primeiro Arraiá Vegano do município. O evento acontece das 16 às 20 horas no Centro Cultural Tom Jobim e conta com a presença de quatro bandas locais, barracas de brincadeiras e de comidas típicas da festa, todas preparadas sem produtos de origem animal. Todo o lucro será revertido aos protetores de animais da cidade.

Arraiá

A festa é organizada pelo mesmo coletivo que no início do ano promoveu o piquenique vegano no município. A expectativa de público, segundo a organização, é de 150 pessoas. Na página do Facebook já há mais de 340 confirmados.

Grupos de Hortolândia, Limeira, Cosmópolis e Engenheiro Coelho também confirmaram a participação no evento.

Entre as atrações confirmadas estão as bandas Persevere Hardocre, Harmônicos Crew, FD3 – que há alguns meses abriu o show do Emicida, em Campinas –, Saray Tainan e Arthur Lindemute.

Segundo Gabriela Freire Trombetta Calheiros, uma das organizadoras, o evento é aberto a todos. “A ideia do evento é quebrar o paradigma das pessoas de pensarem que ser vegano é caro, ruim ou que o prazer de comer não irá mais existir. Quem já aderiu a esse estilo de vida terá a chance de conhecer outras pessoas, trocar experiências e, claro, sair cheio de receitas novas”, aponta a voluntária.

Cerca de 15 protetores serão beneficiados com a festa, o que soma mais de 300 animais. Muitos desses protetores recebem ajuda com castrações da ONG Rede de Proteção Animal e Ambiental de Artur Nogueira, mas o número é baixo devido a demanda do município. Além disso muitos precisam de auxílio com ração e remédios.

No dia do evento um local para doação desses utensílios também estará disponível. Podem ser doados ração para cães e gatos, casinhas, potes, cobertores e roupas para os animais.

“A importância deste evento, além de ser uma forma de quebrar o preconceito das pessoas com relação ao veganismo, é também a arrecadação de renda e suprimentos aos protetores dos animais”, frisa Gabriela. “Em que a ideia geral é fazer as pessoas pensarem, se amamos uns, por que comemos outros?”

O cardápio da festa conta com bolos, pasteis, mini pizzas, arroz doce, pipoca e bebidas. Os preços variam de R$ 3 a R$ 4.

Para Isadora Stentzler, outra organizadora, o evento é uma forma de mostrar amor a todos os animais. “Queremos mostrar que veganismo é amor. Por que dizemos que protegemos animais, quando isso fica limitado apenas a cães e gatos? Queremos mostrar que é possível proteger a todos, incluindo vacas, porcos e galinhas. Pois são seres que sentem dor, frio, fome e precisam de ajuda também.”

A festa será a caráter e conta com apoio da Secretaria de Cultura de Artur Nogueira e comércio local.

Veganismo é um estilo de vida em que as pessoas evitam usar produtos que tenham origem animal. O mesmo grupo também é contra a qualquer festa que inclua o envolvimento de animais, como rodeios, e os testes em animais. Na alimentação, por exemplo, eles não incluem ovos, leites e qualquer tipo de carnes.

Arraiá Vegano

Veja mais

Moradora de Artur Nogueira cuida de mais de 30 gatos em casa

Conheça os nogueirenses que pararam de comer carne pela saúde e por amor aos animais

Falta de apoio dificulta trabalho dos protetores de animais em Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.