10/10/2015

Presidente da Expo Artur fala sobre as novidades e expectativas da festa

Rodrigo Pereira aponta expectativa e bastidores: “A responsabilidade é monstruosa!”

capa2

Há poucos dias de começar uma das mais tradicionais festas de Artur Nogueira, os preparativos andam a mil. É isso o que conta o presidente da festa deste ano, Rodrigo Pereira. Ele acompanha a criação do evento há dez anos, desde quando começou, e aponta que a edição de 2015 tem tudo para ser uma Expo Artur inesquecível. “Acredito eu que teremos recorde de público. Ano passado, no sábado, foi uma loucura! Mas acredito que neste ano, todos os dias serão incríveis!”

A festa começa na próxima quarta-feira (14) com shows do Trio Bravana e Villa Baggage. Mas até o domingo devem subir ao palco Henrique e Diego com MC Guimê (dia 15), Munhoz & Mariano e Thiago & Graciano (16), Pedro Paulo & Alex (17), e César Menotti & Fabiano (18), fechando a festa.

Nesta entrevista, Pereira fala sobre os detalhes do evento, revela bastidores e comemora o sucesso. “Acredito que a Expo Artur é mais um dos eventos que ajuda a identificar a cidade de forma positiva. Cria-se uma expectativa durante o ano sobre ‘como é que vai ser’. Então a Expo Artur já se consolidou, virou tradição.”

Esse é o seu primeiro ano como presidente da Expo Artur. Como está sendo essa experiência para você e como está encarando esta empreitada?

Olha, é um desafio! É a 10ª Expo Artur e tem uma história em cima disso. Aprendi muito com os outros presidentes. E ninguém faz nada sozinho. A gente tem uma diretoria: pessoas do bem que estão no mesmo objetivo que é fazer um evento grande na nossa cidade. Mas Deus tem me dado muita sabedoria e calma – porque não adianta a gente atropelar. As coisas vão acontecendo de maneira natural.

Apesar de ser o seu primeiro ano como presidente, não é o seu primeiro ano na Expo Artur. Você já tem uma história…

Eu to desde a primeira Expo Artur. Não fui o criador dela, mas a partir do momento em que ela foi criada houve essa junção. A gente veio através da Acan, a Associação dos Cavaleiros. Na época eu fazia parte da Acan, na qual hoje sou o presidente. Então a gente foi convidado e a partir daí começamos a participar da Expo Artur.

Esse ano a Expo completa 10 anos. A gente sabe que você já atuava no evento antes. Quando você começou a fazer parte da história da Expo? Relembre um pouco desta história e conte como foi.

Foi no primeiro ano mesmo, quando começou a Expo Artur. Quando houve essa ideia de fazer o evento, não tinha nem o nome Expo Artur ainda. A ideia surgiu do Renato Carlini e de outros empresários da cidade. Aí a gente foi convidado para levar uma atração na Expo Artur. E nós da Associação dos Cavaleiros tínhamos o sonho de fazer um rodeio grande na cidade. E aí deu certo. A gente tinha acabado de criar a Associação com esse objetivo e fomos convidados por esse pessoal para fazermos parte da Expo Artur. Então a gente entrou com a atração no rodeio e no decorrer desses 10 anos estivemos sempre juntos.

Quais os principais desafios que enfrenta um presidente da Expo Artur?

Olha, são inúmeros desafios. Desde pessoas que elogiam, pessoas que criticam. Mas as críticas me dão força. São uma injeção de ânimo, pois existem críticas de todos os jeitos. Mas tem críticas construtivas. Para mim, o maior desafio é conciliar o tempo [de organização] com a vida pessoal. Porque isso [organização da Festa] exige muita dedicação. A responsabilidade é monstruosa! Eu tenho o meu trabalho e não posso misturar as coisas. Então a gente abre mão, às vezes, de um final de semana com a família, um lazer com o filho… então tem que abrir mão de tudo isso, ainda mais nessa reta final.

3

Tem poucos dias para a Expo. Como estão os preparativos?

Os preparativos são muitos, ainda mais de agora para a frente. Há alguns dias já começaram a montagem da estrutura, palco, camarote, enfim… da estrutura em geral. E a gente é envolvido em tudo. Na parte de show, na parte de camarote, na parte do rodeio… então a tudo isso você tem que estar atento. É ligação toda hora. Então você tem que aprender a conviver com tudo isso e ir resolvendo. Calma, pedir sabedoria para Deus e resolver.

Este ano vocês convidaram um time de peso. Henrique e Diego com MC Guime, Munhoz & Mariano… Como foi feita a escolha desses artistas e como é o trabalho para garantir a participação deles?

Você tem que agradar a maioria. Se fosse pelo meu gosto não iria ninguém na festa (risos). Mas você tem que ter um empresário, que saiba o que é tendência. Por exemplo Pedro Paulo & Alex. No começo do ano eu não conhecia, não sabia quem era Pedro Paulo & Alex. Aí a gente senta com esse empresário e ele mostra as tendências. Tem que coincidir também com datas. Às vezes você quer trazer artistas, você cita o nome, mas não consegue data, porque são muitas festas durante o ano. Então tem que ter o apoio de uma pessoa assim que possa nos assessorar, pra gente sempre agradar.

A Expo tem sido um sucesso. Qual é a expectativa de público para este ano?

Olha, a gente termina uma Expo Artur e praticamente já começa a trabalhar em outra. Então tudo isso vai criando expectativa. A partir do momento que você contrata um show. Então quando você fala em expectativa são sempre as melhores. Acredito eu que teremos recorde de público. Ano passado, no sábado, foi uma loucura! Mas acredito que este ano, todos os dias serão legais e bons. O pessoal vai abraçar a ideia.

1

Uma das grandes novidades deste ano é a participação do locutor Almir Cambra. Como foi articular a vinda desse narrador de peso?

Eu, particularmente, moro em Artur Nogueira há 30 anos. E a partir do momento que eu vim pra cá, quando tinha oito anos de idade, eu comecei a conhecer os rodeios. Então já me envolvi bastante no rodeio. Como se diz, hoje o meu rótulo é o rodeio e, junto com amigos da comissão, a gente respira rodeio, vamos dizer assim. Então no decorrer destes anos a gente viu aparecer vários locutores de peso, que marcaram época. E o Almir Cambra, a partir do momento que se destacou, vem em uma crescente muito grande. Ele é o melhor que tem. Na minha opinião é o melhor que tem no evento. Então além de trazer uma pessoa dessas, é a realização de um sonho. É um ídolo que a gente vai trazer pro nosso evento e tenho certeza que as pessoas que conhecem o rodeio vão vê-lo como um diferencial.

Pelo terceiro ano consecutivo os valores dos ingressos do primeiro dia serão revertidos para entidades do município. Qual a importância dessas parcerias que resultam em benefícios para entidades?

A partir do momento que a gente consegue fazer um evento e com esse evento fazer essa parte assistencial e ajudar, isso é de extrema importância. Tem que ressaltar aqui também o apoio da Prefeitura Municipal. E é de extrema importância porque são entidades que precisam da nossa ajuda, independente da forma como vem essa ajuda. É importante ressaltar nessa questão social que os ingressos foram feitos para essas entidades, mas a gente precisa vender! Então que as pessoas de Artur Nogueira e da região tenham essa consciência de ajudar. R$ 5 não vai fazer falta pra ninguém. Que a gente consiga transformar esses ingressos em dinheiro para poder ajudar as entidades de Artur Nogueira desta forma.

A Expo Artur se tornou um marco para Artur Nogueira. Quais os benefícios que esse evento traz para o desenvolvimento da cidade?

Acredito que a Expo Artur é mais um dos eventos que ajuda a identificar a cidade de forma positiva. Cria-se uma expectativa durante o ano sobre “como é que vai ser”. Então a Expo Artur já se consolidou, virou tradição. E tudo isso é legal. E sem dizer que, eu trabalho no comércio, então eu sei o que a Expo Artur representa para o comércio. Então a gente está super otimista nessa época da Expo, e falando de um momento de crise, isso vai acrescentar uma porcentagem legal no comércio. É lógico que é em alguns segmentos, mas aquece bem.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.