19/11/2015

Prefeitura remove ipês do centro de Artur Nogueira

Prefeito disse que área será revitalizada e árvores serão replantadas.

A Prefeitura de Artur Nogueira realizou a retirada de diversas árvores que haviam sido plantadas no canteiro central da Avenida Doutor Fernando Arens, no Centro. As extrações ocorreram no início deste semana. Com a ajuda de retro escavadeiras, os funcionários retiraram aproximadamente 30 dos 80 ipês amarelos plantados no local em 2010.

IMG_5231 - Copia

O plantio das árvores no local, há cinco anos, ocorreu junto a obra de recapeamento do canteiro central da Avenida Doutor Fernando Arens, um investimento à época de mais de R$ 77 mil.  Na ocasião do plantio das árvores, a Prefeitura já previa que a avenida sofreria novas reformas posteriormente, deste modo, os ipês colocados no canteiro seriam retirados e replantados em outras áreas.

As obras definitivas na avenida, até o momento, não têm previsão de ocorrerem, mas em 2010, a Prefeitura planejava transformá-la em mão única, com o alargamento das calçadas e a implantação de uma ciclovia, além da retirada do canteiro central. Neste domingo, cinco anos após a reforma efetuada, a Prefeitura efetuou a retirada das árvores por motivos de remanejamento de infraestrutura.

IMG_5234 - Copia

Segundo o prefeito Celso Capato, “a Elektro já havia pedido para retirar” as árvores do canteiro central. Ele explica que a decisão da Prefeitura foi tomada em virtude da fiação elétrica. “Isto está nas normas de plantio da própria Elektro. As árvores vão ser replantadas em outros espaços e o local será revitalizado”, garantiu Capato. Ainda segundo ele, o plantio foi feito no canteiro “sem consultar a Elektro se poderiam ser plantadas ou não,” declara.

De acordo com o engenheiro agrônomo José Luiz D`arcadia, a retirada das árvores foi apropriada, pois o ipê é uma árvore nativa de médio a grande porte, que futuramente, poderia afetar a rede de energia elétrica da avenida, devido a espécie não aceitar muito bem o trabalho de poda. “Existem espécies de árvores mais apropriadas a serem plantadas em áreas urbanas, como a resedá e a falsa moita. O Ipê tem raízes que poderiam vir a afetar inclusive a rede de esgoto, e ainda danificar as calçadas da avenida,” explica.

IMG_5237 - Copia

Na manhã desta quarta-feira (18) já era possível notar uma parte do canteiro modificada, com blocos de concreto instalados no calçamento da avenida. As obras, que estão sendo feitas no período noturno para evitar a complicação do trânsito durante o dia, devem continuar ao longo da semana.

A Prefeitura informou que a obra “visa modernizar e adequar o canteiro central de acordo com as necessidades atuais de mobilidade urbana, tendo em vista que a Avenida Dr. Fernando Arens é um dos mais importantes corredores viários da cidade”.

IMG_5455 - Copia

IMG_5439 - Copia


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.