17/05/2017

Prefeitura realizará 366 exames atrasados até final de junho em Artur Nogueira

Ação vai tirar da fila pessoas que aguardavam por exames desde 2013

Da redação

A diarista Tereza de Oliveira aguardava um exame para o filho desde o ano passado. “Já tinha perdido a esperança, já tinha falado para meu filho: acho que não vão te chamar mais”, conta.

Mas, assim como Tereza, centenas de nogueirenses sofrem com a longa demora para realizar exames na cidade. Em alguns casos, a espera se estende desde 2013. No entanto, para muitos deles, assim como para a diarista, a situação mudou nesta semana.

mutirão-1495061694

Isso porque a Prefeitura de Artur Nogueira agendou 72 testes ergométricos, 80 tomografias, 11 exames de ressonância magnética, 100 densitometrias ósseas, 60 vídeo-nasofibroscopias e 43 pequenas cirurgias de cabeça e face. No total, serão 366 exames realizados nos próximos dias, inclusive de pacientes que esperavam há quase quatro anos.

Para a vice-prefeita Zezé da Saúde (PSDB), a realização dos exames é um passo importante para os próximos projetos desta gestão na área da Saúde. “Ainda tem muito para ser feito, mas estamos tentando colocar a casa em ordem”, comemora Zezé (PSDB), juntamente com a doutora Sandra, que é advogada e diretora de Recursos Humanos da Prefeitura. As duas estão respondendo interinamente pela organização da secretaria da Saúde.

IMG_6484-1495061690

Para a vice-prefeita, o fato de os exames serem realizados em Artur Nogueira traz ainda mais conforto para os nogueirenses. “As pessoas não vão precisar sair de Artur Nogueira para a realização dos exames, a não ser para ressonância, que é em um aparelho específico e, ainda, não temos aqui”, comenta. “Estamos fazendo numa clínica aqui da cidade, onde conseguimos adequar aos valores pagos pelo próprio SUS, sem trazer nenhum novo gasto para a prefeitura”, garante.

Segundo a Secretaria de Saúde, se tudo ocorrer dentro do planejado, os 366 exames dos nogueirenses já devem ser realizados até o final de junho. Dona Tereza, agora, comemora. “Estou muito feliz, graças a Deus, muito feliz mesmo”, diz.

exames_2013-1495061687

Mudança

No dia 18 de abril, os vereadores de Artur Nogueira aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei 013/2017, que autoriza o prefeito Ivan Vicensotti (PSDB) a romper com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas-Norte (Cismetro).

Para ele, a área da Saúde deve permanecer nas mãos da administração. “Nos próximos 60 dias teremos mudanças radicais para melhor, não aceito um nogueirense ser mal atendido”, afirmou ele há alguns dias. O prefeito ainda pediu ajuda dos vereadores para fiscalizar. “Conto com a ajuda de vocês [vereadores] para essa empreitada; preciso que vocês façam visitas e fiscalizem”, pediu.

exames-1495061684

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.