07/05/2024

Prefeitura realiza poda em figueira histórica de Artur Nogueira

Administração Municipal informou que a medida foi tomada para garantir a segurança de motoristas e pedestres

Da redação

Após receber reclamações sobre a situação que se encontra a histórica figueira localizada na Avenida Belizário Neves, no Jardim Carolina, o Portal Nogueirense procurou a prefeitura de Artur Nogueira para saber o que teria acontecido com a árvore, que é tombada como patrimônio histórico da cidade.

Em nota, a Administração Municipal informou que fez a poda da árvore e que a medida foi necessária para garantir a segurança de motoristas e pedestres que passam pelo local, pois os galhos apresentavam riscos.

Disse ainda que laudos técnicos embasaram a medida e lembrou que árvore é tombada como patrimônio.

Confira a nota:

A poda da árvore foi realizada pela Prefeitura, seguindo o protocolo estabelecido pela lei de arborização. Esta medida foi tomada devido à identificação de galhos secos e volumosos que apresentavam riscos à segurança de pedestres e veículos que transitam pela rua, uma via movimentada da região.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente realizou dois laudos técnicos que ressaltaram a urgência da intervenção.

Considerando a idade avançada e a presença de muitos galhos grossos e secos na figueira, a poda foi realizada visando tanto a segurança pública de quem frequenta a área quanto a preservação do patrimônio histórico do município, promovendo a longevidade da árvore. 

É importante destacar que a figueira é um exemplar tombado, e a poda realizada não tem a intenção de retirá-la, mas sim de promover a saúde e segurança da árvore. Foi uma ação cuidadosa, realizada com o objetivo de garantir que ela continue a fazer parte da paisagem e da história da nossa cidade”.

Tombamento da árvore

Em 30 de abril de 2022, a Prefeitura realizou uma cerimônia para o tombamento oficial da árvore que é histórica na cidade. O objetivo do Projeto, de autoria do vereador Melinho (PL),  visa a proteção da árvore com mais de 60 anos de existência, que já integra o patrimônio cultural, histórico e ambiental da cidade.

O parlamentar destaca que um dos objetivos do tombamento é manter longe do esquecimento todas as histórias envolvidas, respeitando os cidadãos que a plantaram. Ele salienta que a figueira é considerada também a maior e mais frondosa árvore existente na cidade.

“O tombamento leva em conta a longevidade da figueira e incluem critérios de raridade, antiguidade, beleza, valor histórico, paisagístico e ambiental, uma vez que se torna quase impossível ao passar pela avenida não visualizar a sua magnífica imponência e beleza”, defendeu o decano.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.