23/11/2017

Prefeitura realiza ação do Novembro Azul em Artur Nogueira

Mais de cem pessoas fizeram exame de sangue

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira realizou na manhã desta quinta-feira (23) uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. Funcionários do setor de saúde estiveram na Praça do Coreto para colher exames de sangue e orientar a população sobre a doença. Assim, diversas homens passaram pelo local.

Àqueles que estavam em jejum há 10 horas, sem terem praticado exercício físico ou relação sexual há 48 horas, puderam fazer um exame de sangue, denominado PSA (Antígeno Prostático Específico), o qual é usado para identificar o câncer de próstata em homens assintomáticos.

Mônica Bartarin, enfermeira da vigilância sanitária de Artur Nogueira, explica que o exame irá acusar ou não alterações hormonais no organismo dos moradores. “Nós pegamos todos os dados das pessoas que fizeram os exames e, caso haja alguma alteração, nós iremos entrar em contato”, explica a agente de saúde.

Além da Praça do Coreto, os moradores também puderam se dirigir ao Centro de Especialidades de Artur Nogueira para a realização do exame. Ao todo, foram colhidos 110 exames durante toda a manhã de hoje (23). Desses, 30 foram realizados na Praça do Coreto e 80 no Centro de Especialidades.

A Prefeitura de Artur Nogueira divulgou um cronograma de atividades e os atendimentos continuarão durante o restante do mês de novembro.

Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul é lembrada no mundo todo como uma forma de combater o câncer de próstata. Com conscientização e serviços voltados à população masculina, a prefeitura pretende levar maiores informações sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção. Haverá um mutirão que atenderá 100 pacientes para avaliação médica com urologista, incluindo encaminhamento para aqueles que precisarem de cirurgia.

Todo homem deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos de idade. Na rede pública, o primeiro atendimento deve ser feito através de UBS. Geralmente, o primeiro exame solicitado pelo médico da unidade é o chamado PSA; caso este apresente alguma alteração, o médico avalia a necessidade do toque retal e, posteriormente, de ultrassom de próstata. O encaminhamento para o urologista é também feito através da UBS.

Leia mais

Prefeitura de Artur Nogueira divulga cronograma de atividades do Novembro Azul

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.