23/06/2017

Posto Sebrae de Artur Nogueira ficará temporariamente desativado

Unidade será reformulada e transferida para prédio da Acean, mas ainda não tem data para voltar a funcionar

Da redação

O Posto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Artur Nogueira passará por uma reformulação e ficará fechado temporariamente. A unidade será transferida para o prédio da Associação Comercial e Empresarial de Artur Nogueira (Acean), mas, segundo a Prefeitura, ainda não há data definida para a retomada das atividades no local. Enquanto isso, a unidade móvel do serviço prestará atendimento aos empresários da cidade.

Durante a última semana, a equipe do Portal Nogueirense foi indagada algumas vezes por leitores sobre um possível fechamento do posto na cidade. Conhecido pelos serviços gratuitos de capacitação que oferece, a unidade é um importante centro de informações e orientações para micro e pequenos empresários do município, especialmente para os que estão abrindo seus próprios negócios.

1e7bbc5c-c2d7-4f54-8b70-a02a03a27170 - Cópia-1498162107

Atualmente, o Posto Sebrae atende na Rua Treze de Maio, 19, Centro de Artur Nogueira

O assunto ganhou ainda mais peso durante a última sessão da Câmara Municipal, quando o vereador Rodrigo de Faveri (PTB) apresentou uma indicação ao Poder Executivo, sugerindo que este firmasse convênio ou parceria para que os serviços do posto fossem mantidos. “Este vereador recebeu a informação de que as funcionárias que atendiam no Posto Sebrae foram demitidas (estão cumprindo aviso prévio) e o serviço pode ser interrompido”, afirma no documento.

O parlamentar continua o texto, ressaltando a importância do local para os empreendedores do município. “O Executivo pode auxiliar nesta demanda, seja firmando parceria ou convênio com, por exemplo, a Associação Comercial (Acean) ou mesmo arcando com as despesas das funcionárias, que antes eram suportadas pela Associação Expo Artur”, destaca.

rodrigodefaveri-1497932407

Rodrigo de Faveri (PTB) ressaltou a importância do posto para os empreendedores do município

Nesta semana, alguns leitores relataram ao Portal Nogueirense preocupação com o fechamento do posto. Tatiana Lopes é uma empreendedora do ramo dos doces em Artur Nogueira e, juntamente com seu marido, que está abrindo uma editora, usa com frequência os serviços oferecidos pelo Posto Sebrae da cidade. A notícia de que ele fecharia lhe causou preocupação. “Se o Sebrae daqui fechar vamos ter que ir para outra cidade procurar o mesmo tipo de serviço”, comenta.

“Vai prejudicar bastante os pequenos empresários, porque eles nos dão muita orientação. Fica complicado se fechar”, pontua a empreendedora, que está há apenas seis meses gerindo seu negócio. Segundo ela, o posto passa orientações úteis para quem deseja abrir uma empresa e aprender a organizar o caixa. “Os serviços dele são importantes. Funcionam como uma ajuda, um empurrãozinho”, ressalta.

Reformulação

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que o Posto Sebrae não irá fechar. Segundo o secretário de Administração Anderson Guidotti, a unidade passará a atender no prédio da Acean. “A mudança se deu para melhor atendar a toda população; o espaço possui acessibilidade e, por isso, foi escolhido”, explica o secretário.

No entanto, não há um prazo para que as atividades tenham início. “Os funcionários serão treinados, e o novo ambiente será montado. Ao final, será divulgado quando as atividades serão iniciadas”, destaca.

Nilcio Cairbar, gerente do Sebrae Campinas, explica que os postos de atendimento do serviço estão passando por uma reformulação em todo o estado de São Paulo. Segundo ele, as unidades deixarão de ser Postos de Atendimento ao Empreendedor (PAE) e passarão a ser ‘Sebrae Aqui’, contando com novo layout e novos equipamento.

acean-1498181967

Prédio da Acean, onde funcionará o ‘Sebrae Aqui’ de Artur Nogueira

A reformulação marca o fim de um convênio do Sebrae em Artur Nogueira e o início de outro, com a Prefeitura, que seguirá novas regras. Por isso, o atual posto será desativado para dar lugar a um espaço novo, remodelado, com equipamento mais modernos e, até mesmo, uma comunicação visual diferente. As atividades do atual PAE da cidade devem ser encerradas já nesta sexta-feira (23).

Para que sejam feitas as adequações necessárias, foi pedido um prazo pelo Executivo municipal, que, nesse meio tempo, irá indicar dois agentes que se enquadrem no perfil requisitado pelo serviço, para que sejam capacitados a atuar na nova unidade. Segundo o gerente, a capacitação da nova equipe acontecerá a partir de 17 de julho.

No período em que o posto estiver desativado, os nogueirenses não ficarão sem os serviços do Sebrae. “Para minimizar o período em que o prédio não estará atendendo, vamos colocar o Sebrae Móvel para atender a demanda”, afirma. “Será por um período pequeno, e, como a mudança é para melhor, não vai gerar uma falsa expectativa, vamos conseguir atender da melhor maneira possível a população”, acrescenta.

sebrae-e1410560862536-1470675266

Sebrae Móvel fará atendimento enquanto posto da cidade estiver desativado

Posto Sebrae

Entre os serviços oferecidos pelo Posto Sebrae de Artur Nogueira, estão orientações sobre abertura do MEI e outras empresas, benefícios e direitos do MEI, formalização do MEI sem burocracia, emissão do carnê de pagamento mensal ou vencido, impressão do CNPJ, orientações sobre emissão de nota fiscal e nota de prestação de serviço, orientação sobre a declaração anual do MEI, sobre a concessão microcrédito para pequenos negócios e sobre como aumentar o desempenho de uma empresa.

O posto também realiza atendimento a empresários de pequenas e médias empresas, além de pessoas físicas, oferecendo suporte para gestão do negócio através de orientação, encaminhamento e especialização, auxiliando nas dúvidas e ajudando os empresários a terem uma visão diferenciada do mercado.

O posto de Artur Nogueira realiza, em média, 100 atendimentos mensais, contando com clientes fixos.

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.