18/12/2015

Por dia, 4 raios caem em Artur Nogueira

Em média, o município recebe 1505 descargas atmosféricas por ano. População precisa tomar alguns cuidados para evitar acidentes.

Artur Nogueira recebe aproximadamente 1505 raios por ano, uma média de quatro por dia. No mapa de densidade de raios, o município aparece com quase dez descargas elétricas atmosféricas por quilômetro quadrado ao ano. As informações são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com o El Niño deste verão sendo um dos mais fortes do século, esses números devem aumentar. Portanto, é importante tomar alguns cuidados para evitar acidentes com raios.

relampagos2015

O relâmpago é uma corrente elétrica muito intensa que ocorre na atmosfera e é causada pelo rápido movimento de elétrons de um lugar para o outro. Ele costuma ter um comprimento de 5 a 10 km e provoca um barulho muito alto, conhecido como trovão. Quando um relâmpago entra em contato com o solo, ele é chamado de raio.

De acordo com o Elat, a cada 50 mortes provocadas por raios no mundo, uma é no Brasil, que também é o país com maior incidência de descargas atmosféricas. A cada ano, mais de 200 pessoas se ferem com o fenômeno e cerca de 130 morrem, sendo São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, os líderes do ranking de estados com maior número de acidentes fatais provocados por raios. A maior parte dessas fatalidades ocorre no verão, durante atividades rurais. E com a chegada do El Niño, essas estatísticas podem aumentar.

relampagos2015-4a

El Niño

O El Niño é um fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico e que provoca alterações no clima a nível global. Neste verão as temperaturas no oceano devem subir cerca de 5°C, o que torna este El Niño um dos mais fortes já registrados. O fenômeno acontece periodicamente com intervalos que vão de um a dez anos entre cada ocorrência.

Como consequência da força desse El Niño, a previsão é de que as chuvas na região sudeste vão se intensificar. “Aumentando a quantidade de chuvas, é normal também que aumente a quantidade de raios”, afirma Priscila Coltri, pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).

relampagos2015-2

Cuidados

Para evitar acidentes com raios, a população deve tomar alguns cuidados. Entre elas, “afastar-se de tomadas, janelas e portas metálicas, não permanecer em locais abertos e descampados, nem dentro da água durante tempestades elétricas”, recomenda Priscila. Segundo o Elat, 80% das circunstâncias em que acontecem mortes por raios podem ser evitadas se as pessoas souberem como se proteger.

[table “13” could not be loaded /]


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.