29/11/2017

Policiais de Artur Nogueira participam de treinamento em mata

Objetivo da atividade foi trabalhar a integração entre forças de Segurança, além de oferecer maior conhecimento de técnicas aos agentes

Diego Faria

Policiais do 19º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), que integra os municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis (SP) e Engenheiro Coelho (SP), participaram nesta quarta-feira (29), de um exercício de treinamento e integração. A atividade, que também contou com a presença dos agentes da Polícia Civil Municipal (PCM) de Artur Nogueira e Guarda Civil Municipal (GCM) de Cosmópolis, foi realizada em uma mata, nas imediações da Usina Ester.

Ao todo foram aproximadamente 100 agentes presentes no treinamento. Os procedimentos que integraram os exercícios vão desde salvamento de vítimas em água, técnicas de manuseio e localização de explosivos, controle de conflitos em manifestações e ações em patrulhamentos. Cada exercício desta quarta-feira simulou uma situação que o agente de Segurança pode enfrentar no decorrer da profissão. É o que explica o capitão do 19º BPM/I, Alexandre Hoio. “O objetivo principal do exercício é qualificar os agentes para que eles possam prestar um atendimento ainda melhor à população. O treinamento foi desenvolvido com base em situações complexas e que possam acontecer durante o dia a dia do policial”.

Os procedimentos foram desenvolvidos em equipes, tudo feito para trabalhar o senso de união entre os agentes. Os grupos, formados por cerca de 25 pessoas cada um, passaram por quatro bases que desempenharam diferentes papéis.

A primeira base foi a de Controle de Distúrbios Civis (CDC), que pode ser utilizado em manifestações de protesto, entre outras situações. Nesse procedimento, houve simulações de arremesso de objetos nas equipes, o que é comum acontecer em situações reais. Os participantes utilizaram capacetes, escudos e demais utensílios de segurança.

“Além de toda a parte técnica, foi trabalhado também o controle emocional, rendimento físico e exercitada a integração entre diferentes forças de Segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Municipal”, acrescenta Hoio.

A base seguinte, de Salvamento, simulou o resgate de uma pessoa ferida do outro lado da margem de um rio. Nessa situação, os agentes realizavam os primeiros socorros, imobilizavam a “vítima” em uma maca e a levava ao outro lado em segurança. Esse exercício teve apoio de integrantes do Corpo de Bombeiros de Americana (SP).

Mais técnicas foram ensinadas na base de Conduta de Patrulhamento (CP). Nesse quesito os agentes desenvolveram ações de progressão de terreno encontradas em ocorrências de grande complexidade, como a entrada de policiais em locais de tiroteio, que exige uma conduta diferenciada frente ao risco oferecido.

Já última base foi a de Explosivos. Nesse módulo os participantes recebiam orientações teóricas e práticas de como manusear diversos tipos de artefatos explosivos, ou não, como por exemplo, bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. Os agentes também puderam se deparar com artefatos usados para crimes, como a explosão de caixas eletrônicos.

O comandante da Polícia Municipal de Artur Nogueira, Luiz Henrique Nunes, considera a atividade oferecida aos agentes algo construtivo e edificante para a Segurança Pública. O aprendizado de novas técnicas e habilidades vai oferecer maior suporte à população. “Esse treinamento de hoje vai ser muito favorável a nós, do setor de Segurança, e à toda a população. As polícias Militar e Municipal integradas, resultam em um reforço contra a criminalidade, só temos a ganhar com isso, inclusive, a população que terá esse suporte”, pontua o comandante Nunes.

O dia de treinamento resultou em uma capacitação diferenciada aos integrantes das corporações. Todo o aprendizado adquirido durante o procedimento será aplicado de forma prática, em patrulhamentos, situações de risco que ameacem a integridade da população e também, na coação ao crime. Novas atividades de treinamento são esperadas pelos agentes, que estão sempre dispostos a obter mais conhecimento referente à atuação policial.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.