16/05/2012

Polícia Militar registra queda de 26% em acidentes de trânsito

RECLAMAÇÃO: Mesmo com queda, população pede mais melhorias

A reportagem de hoje surgiu após um desabafo da leitora Ivone Gonçalves. Ela publicou no início desta semana um comentário abordando a situação do trânsito em Artur Nogueira. Em seu desabafo, Ivone fala que a cidade deveria ter semáforos e que a administração pública deveria buscar soluções para melhorar a situação. “(…) quem sabe quando alguém morrer atropelado nessas ruas as autoridades acordam. Temos o direito de reivindicar o mínimo de decência e respeito pelo povo de nossa cidade”, comenta a leitora.

Assim como Ivone outros leitores sugeriram uma reportagem sobre o assunto. Nossa equipe foi atrás e conseguiu algumas respostas.

ACIDENTES

Comparando os quatro primeiros meses de 2011 e 2012, houve uma queda de 26% em acidentes. De janeiro a abril deste ano, a Polícia Militar registou 153 acidentes de trânsito em Artur Nogueira. Os números representam ocorrências com e sem vítimas, dando uma média de 38,5 acidentes por mês. No mesmo período do ano passado, foram registrados 193 acidentes, uma média de 48,2 por mês.

Para a PM, os números poderiam ser menores se os motoristas fossem mais atenciosos. “O que falta é, na maioria dos casos, atenção por parte dos motoristas. O respeito às sinalizações também influencia nos números”, afirma o subtenente Marcelo Ribeiro.

RECLAMAÇÃO

Para alguns, ainda acontecem muitos acidentes em Artur Nogueira e o problema está na falta de sinalização. O nogueirense Henrique Aleixo possui um comércio próximo ao cruzamento da Rua Boa Vista com a Avenida Dr. Fernando Arens, no centro, e diz que já presenciou vários acidentes no local.

“O problema é o excesso de velocidade, as pessoas abusam pelo fato de não existirem lombadas em determinados pontos da cidade. Toda semana tem dois ou três acidentes aqui. Isso já foi passado para as autoridades, mas ninguém faz nada. A única coisa que podemos fazer é socorrer as vítimas que sofrem os acidentes”, afirma.

Segundo os moradores, a falta de semáforos em Artur Nogueira também contribui para o aumento dos acidentes. “Se esta cidade tivesse semáforo, eu acho que os problemas se resolveriam no mínimo em 70% em menos acidentes”, afirma o mecânico Claudionor Ramos da Silva.

PREFEITURA

O Departamento Municipal de Trânsito de Artur Nogueira informou que vem realizando periodicamente a sinalização na cidade e que já foram compradas 1800 placas de trânsito, que serão instaladas na cidade.

O diretor Municipal de Trânsito, Adhemar da Silva Barros, é contra a instalação de lombadas em Artur Nogueira. “A solução é implantarmos lombadas eletrônicas e radares. Conforme estatísticas do Denatran, as lombadas tradicionais só fazem aumentar o número de acidentes”, afirma Barros.

Sobre a instalação de semáforos, a Prefeitura disse que atualmente está passando por um processo que ira contratar um engenheiro de Tráfego, que estudará e planejará se existe a necessidade e os possíveis pontos que os aparelhos poderiam ser instalados. O engenheiro também estudará a implantação das lombadas eletrônicas e dos radares.

TEM ALGUMA RECLAMAÇÃO? Encaminhe seu e-mail para jornal@nogueirense.com.br 

Os dois acidentes, registrados nas fotos acima, ocorreram na Avenida Dr. Fernando Arens na última semana


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.