16/06/2015

Plano Municipal da Educação deve ser votado na próxima semana em Artur Nogueira

Documento garante ao município o repasse de verbas do MEC para a Educação. Mais de 100 pessoas participaram de audiência pública sobre o tema.

Uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores com o intuito de discutir o Plano Municipal da Educação em Artur Nogueira. Após definido, o documento deve ser enviado ao gabinete do prefeito como anteprojeto. Após análise, o plano será encaminhado ao Plenário da Câmara de Vereadores para votação. O prazo final estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para a entrega do plano acaba na próxima semana, em 24 de junho.

O evento reuniu mais de 100 pessoas na manhã desta terça-feira (16) e contou com a participação gestores da Secretaria da Educação além da presença do próprio secretário João Gazoli. Na ocasião, se mostrou otimista com o resultado da atividade. “Tivemos uma surpresa com o número de pessoas que compareceram, outra surpresa na questão da representatividade da sociedade de Artur Nogueira. Tivemos representantes de todas as categorias, incluindo os conselhos que apoiam as crianças e os adolescentes”, afirma Gazoli.

IMG_0770

Animado com a audiência o secretário reafirmou a importância do evento na construção de um conteúdo democrático para embasar o Plano Municipal de Educação. “Com essa audiência de hoje, nós vamos fechar com chave de ouro o nosso plano, pois a sociedade nogueirense participou, e no limite daquilo que se enxerga e se entende vai ser colocado em nosso plano. Tivemos hoje um importante fechamento de pesquisas e propostas”.

De acordo com o secretário, entre outubro e novembro foi realizado um diagnóstico da educação no município, tanto da rede pública quanto da rede particular de ensino. “Fizemos pesquisas em escolas para identificar o número de alunos atendidos, dificuldades, se tem procura que não é atendida, condições e habilitações dos professores”.

IMG_0747

O secretário explica que todo o trabalho é feito com base nos critérios estabelecidos na Lei Federal nº 13.005 que trata das diretrizes básicas do Plano Nacional da Educação. Após o diagnóstico, comissões foram formadas dentro da Secretaria de Educação para mapear o setor no município. “Com todo este material, a partir de fevereiro, constituímos uma comissão coordenadora e estabelecemos comissões para que eles trabalhassem. Uma comissão foi trabalhar com a Educação Infantil, outra com o Ensino Fundamental e outra trabalhou com a Educação de Jovens e Adultos”, explicou o secretário.

Após finalizado, o documento será enviado pelo Executivo à Câmara Municipal, ainda esta semana. “Nós temos agora pelo menos dois dias para adequar as propostas, e eu penso que na quinta-feira (18) nós temos condições de enviar o projeto para o gabinete do prefeito”, disse Gazoli.

IMG_0773

Ainda sobre os prazos, o secretário se mostra ciente do desafio, no entanto, minimiza quando questionado sobre o risco de atraso na entrega da documentação ao MEC. “Se por um acaso for aprovado com alguns dias de atraso não há nenhum problema. A grande conquista é um plano equilibrado, que atenda as nossas necessidades e que seja exequível”, afirma o secretário.

Gazoli elogiou a atuação dos funcionários da Secretaria na elaboração do material. “O desempenho dos funcionários da Educação tem sido excelente entre aqueles que fazem comigo a gestão da Secretaria”.

IMG_0741 IMG_0777


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.