16/11/2017

Piscina da Etec de Artur Nogueira continua suja e inutilizada após cinco anos

Com chegada da temporada de chuvas, local corre risco de se tornar criadouro de mosquitos da dengue

Alysson Huf

A piscina da Escola Técnica Estadual (Etec) de Artur Nogueira – antiga Escola Modelo – continua uma incógnita. E um problema. Abandonada, com medidas semiolímpicas, ela contém aproximadamente um milhão de litros de água suja. Desde sua inauguração, em maio de 2012, o espaço nunca foi utilizado pelos alunos. Com a chegada da temporada de chuvas, o local corre o risco de se tornar um criadouro de mosquitos da dengue.

Para não dizer que a piscina nunca foi utilizada, em 2011, crianças e adolescentes foram flagrados brincando no local, quando o prédio ainda estava em fase de construção. Elas pulavam os muros dos terrenos e aproveitavam brechas nas obras para se arriscar no local. À época, o vereador Cristiano da Farmácia (PR) solicitou, por meio de ofício, mais segurança nas obras.

Quem entra hoje no recinto em que está a piscina da Etec encontra um cenário decrépito. O local é mantido a portões trancados. A piscina está com as paredes tomadas pelo limo, o fundo coberto por sujeira decantada e a água está praticamente preta. Nos arredores, há terra, restos de vegetação seca e até um andaime parcialmente desmontado.

Há cerca de um ano, o Portal Nogueirense publicou outra matéria, já alertando sobre o abandono da piscina e o risco de dengue. Funcionários do local afirmaram que o espaço nunca foi utilizado, e que várias pessoas que trabalham no local contraíram dengue. Segundo eles, a piscina, por conter muita água parada, serviria como criadouro de dengue. Um tratamento com cloro teria sido feito na piscina para tentar amenizar a situação.

À época, nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Artur Nogueira, que jogou a responsabilidade pela manutenção do local para a Etec de Itapira, que cuida das aulas da Etec de Artur Nogueira. Esta, por sua vez, jogou a responsabilidade para o Poder Executivo. Um ano depois, nada foi resolvido.

Escola Modelo

A Escola Modelo foi inaugurada em 2012 para atender alunos do ensino fundamental básico (1º ao 5º ano). A obra custou aos cofres municipais cerca de R$ 8 milhões. Além da piscina, o espaço possuía uma biblioteca, dois camarins, um laboratório de química, um salão de ginástica, uma sala de arte, 12 salas de aula, uma sala de ginástica, duas salas de apoio pedagógico, uma sala de diretoria, uma sala de vice diretoria, uma sala de espera, uma secretaria, dois vestiários (feminino e masculino), uma guarita, duas quadras de areia, uma quadra poliesportiva coberta e 12 banheiros.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Piscina em 2012, pouco antes de ser inaugurada

Segundo a administração municipal da época, a escola foi projetada visando oferecer atividades diferenciadas simultaneamente. Ela não serviria apenas para os alunos, mas também para sediar eventos de caráter cultural e esportivo no município. Também foram construídas rampas de acesso independentes para o anfiteatro, biblioteca e praça esportiva.

No entanto, já em 2013 a unidade apresentava sérios problemas de infraestrutura. A situação era tão grave que a diretora da escola naquele período, Simone Strassa Miranda, redigiu um documento à Secretaria Municipal de Educação relatando os problemas. Entre eles, vazamentos em banheiros, portas quebradas, trincos nos azulejos e dificuldades na contação de água pluvial.

No mesmo ano, foi aprovada a implantação na unidade de uma Etec, que está ligada ao Centro Paula Souza.

Piscina em 2017: mais de cinco anos abandonada e suja

Respostas

O Portal Nogueirense entrou em contato nesta sexta-feira (10) com a administração da Etec. Perguntamos de quem era a responsabilidade pelo espaço e se havia previsão para limpeza da piscina.

O Centro Paula Souza respondeu com a seguinte nota:

“A Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza informa que Artur Nogueira conta com uma classe descentralizada, que funciona sob administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, responsável pela estrutura pedagógica, como contratação de professores e acompanhamento do processo seletivo. No momento, a manutenção das instalações está a cargo da prefeitura.”

Nossa equipe também entrou em contato, via e-mail, com a Prefeitura de Artur Nogueira em 31 de outubro e 8 de novembro. Perguntamos de quem era a responsabilidade pelo espaço, se havia previsão para limpeza da piscina e se o espaço era utilizado para outras atividades, além da Etec.

O Poder Executivo, por meio de assessoria, se manifestou na manhã desta quinta-feira (16) afirmando que a piscina já começou a ser limpa. Confira nota na íntegra:

“A piscina citada na reportagem começou a ser limpa no dia 3 de novembro. Hoje [16] uma bomba externa de sucção será montada para a limpeza do fundo da unidade esportiva, por conta do dano causado na bomba na última forte chuva que atingiu a cidade nos últimos dias. O prazo para finalizar todo o processo de limpeza é amanhã [17]”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.