04/07/2012

Pipa: Brincadeira saudável, mas que pode trazer riscos

Além de ferir pessoas, pipas causam danos na rede de energia elétrica

Myllena de Luca

Julho é o mês das férias escolares e é nessa época que aumenta o número de crianças brincando com pipas, brinquedos inofensivos, porém, se usados de maneira inadequada, podem provocar acidentes e causar danos na rede de energia elétrica.

Segundo levantamento feito pela Elektro, empresa que distribui energia elétrica para Artur Nogueira, em 2011, 1400 unidades consumidoras da cidade, incluindo residências, comércios e indústrias, ficaram sem energia devido pipas que atingiram a rede elétrica.

Quando a brincadeira perde a graça

O cerol, usado em disputas de pipas, é o maior risco dessa brincadeira. As principais vítimas são os motociclistas, que, quando atingidos, tem alguma parte do corpo ferida. “É muito perigoso para nós, um risco que a gente corre. Já tive muitos amigos que se machucaram com cerol. O certo seria colocar aquela antena na moto e que alguém tomasse uma providência nessa época do ano.”, comenta o motoboy Cristiano Rodrigues dos Santos.

Cerol é crime

Quem brinca de pipa com cerol pode responder pelo crime de exposição da vida ou saúde de outra pessoa. Em caso de acidentes, o crime passa a ser de lesão corporal e, em caso de morte, homicídio. Nestes crimes citados, as penas variam de 1 a 20 anos de prisão.

Segundo a Polícia Militar, é proibido vender cerol. O comerciante que for pego, perderá o alvará de funcionamento.

É importante também que os pais orientem as crianças. “Os pais podem ser responsabilizados quando o filho for pego usando cerol. A criança será encaminhada para o Conselho Tutelar e os pais responderão de acordo com o grau da lesão causada.”, explica o Subtenente da Polícia Militar Marcelo de Oliveira Ribeiro.

Artur Nogueira

Em 2009, os vereadores Zé Creme (PMDB) e Silvinho Conservani (PV), foram os autores da Lei Municipal de número 2943. A lei prevê a proibição do uso e comercialização do cerol ou qualquer material cortante usado em linhas ou fios utilizados para empinar pipas no município.

Brinque com responsabilidade

Confira as dicas para brincar com pipas de maneira segura:

– Empine pipas em locais abertos, longe da rede elétrica e das subestações de energia elétrica.

– Nunca tente pegar de volta as pipas enroscadas nos fios.

– As pipas não devem ser confeccionadas com papel metálico, pois metais são condutores de eletricidade.

– Utilize linha sem cerol: ela pode provocar acidentes, curtos-circuitos e ainda interromper o fornecimento de energia.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.