28/08/2017

Pastoral da Criança de Artur Nogueira comemora 20 anos neste sábado

Entidade ligada à CNBB atua há 35 anos no país e atende mais de 400 gestantes e crianças de até 6 anos na cidade

Da redação

A Pastoral da Criança de Artur Nogueira vai comemorar 20 anos de atuação na cidade no próximo sábado (2). O evento será realizado a partir das 13 horas na Praça em frente à Igreja Matriz da Paróquia de Santa Rita. Pessoas que marcaram a história da organização nessas duas décadas estarão presentes, assim como representantes do Poder Executivo.

Ivonete Mattos, uma das líderes da pastoral em Artur Nogueira, comenta que a entidade atua há 30 anos na Diocese de Limeira (SP) e há 35 no Brasil. Ela também adianta que a programação incluirá uma palestra de Márcia Resk, que foi uma das primeiras líderes da pastoral nogueirense, e de representantes da Secretaria de Saúde.

Segundo Ivonete, a entidade atua como uma só na cidade, porém realiza seus trabalhos a partir de cinco comunidades: São José, São Benedito, Santa Rita, Santa Terezinha e Nossa Senhora Auxiliadora. A pastoral, de acordo com ela, atende hoje mais de 400 pessoas, de gestantes a crianças com até 6 anos de idade – que constituem o público-alvo da organização.

“Nós visitamos essas mães quando estão grávidas e continuamos depois que o bebê nasce. A gente faz anotações, realizamos um questionário completo com elas”, explica a líder pastoral. As visitas são mensais, e a liderança da pastoral se reúne uma vez por mês também para discutir ações e casos especiais. “Os postos de saúde da família fazem um trabalho parecido com o nosso, de visitação; eles se inspiraram em nós, da pastoral”, acrescenta.

Segundo ela, embora esteja ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança não é vinculada a uma religião. “Atendemos mulheres e crianças de todas as classes e religiões”, ressalta Ivonete.

Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis (PR) pela médica sanitarista e pediatra Zilda Arns Neumann e pelo então Arcebispo de Londrina, agora cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A pastoral hoje está presente em todos os estados brasileiros e em outros 11 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Os líderes das pastorais orientam as gestantes sobre a importância do pré-natal, de um parto de qualidade, do alojamento conjunto e do aleitamento materno. Orientam também sobre os direitos e deveres, os cuidados na gravidez, alimentação, higiene e vacinação. Além disso, os voluntários prestam apoio psicológico e melhoria da autoestima às gestantes.

Os líderes são preparados para orientar as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento das crianças em cada etapa da vida. Orientam sobre os direitos, o desenvolvimento e aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.