25/11/2014

Paróquia Nossa Senhora das Dores completa 80 anos

Documentário inédito será exibido no próximo domingo. Trabalho foi produzido pela Pastoral da Comunicação da paróquia e será exibido no Salão Paroquial

Pela primeira vez na história, a Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Dores exibirá o documentário “80 anos de fé” no próximo domingo (30), a partir das 8 horas, no Centro Pastoral São João Paulo II. A produção se deve a comemoração dos 80 anos de instalação em que a Paróquia completou na última terça-feira (25). Dia também em que o pároco padre Edson Adélio Tagliaferro celebrou seu aniversário. O convite é aberto para todos que desejam conhecer a história de fundação e criação da paróquia. O documentário foi gravado com pessoas que foram testemunhas das primeiras atividades da instituição.

Uma programação especial acontecerá domingo dando início às 8 horas com o café comunitário. Em seguida o documentário vai ser exibido e a partir das 9h30, uma missa solene será celebrada em ação de graças pelos 80 anos na Igreja Matriz.

doc paroquia

“Foram quase dois meses de gravação e produção. Esse documentário teve o apoio de várias pessoas que acreditam na evangelização através da comunicação. Nossa paróquia merece ter algo relatado por grandes pessoas que viveram, de perto, essa construção não só física, mas espiritual. Nossa vontade era ir mais a fundo, porém devido ao tempo não foi possível. Mas creio que o trabalho ficou satisfatório e o mais importante, poder compartilhar com o povo católico de Artur Nogueira essa história tão rica e curiosa da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Quero agradecer de coração às várias pessoas que nos ajudaram com a produção”, explica o coordenador da Pastoral da Comunicação, Francisco Gardel.

Um pouco da história

Segundo os relatos, no dia 8 de setembro de 1915, uma comissão foi formada na casa de Horário Ramos da Cunha. Neste dia foi discutida a construção da Capela de São Sebastião que na época alterou o nome para Nossa Senhora das Lágrimas e logo após Nossa Senhora das Dores.

O encontro arrecadou 920 réis, dos quais foram gastos 720 na compra de 40 mil tijolos. No dia 4 de dezembro do mesmo ano aconteceu uma comemoração devido ao lançamento da primeira pedra.

O casal Emília e João Pulz doaram o terreno para à Diocese e desse modo as obras demoraram menos de dois anos para serem concluídas. No dia 28 de julho de 1917, aconteceu a inauguração e a bênção da Capela São Sebastião.

Até o ano de 1934 a capela recebia periodicamente padres de Cosmópolis. Em 31 de outubro de 1934, a capela se transformou na Paróquia de Nossa Senhora das Lágrimas de Artur Nogueira, tendo como primeiro vigário o padre Cecílio Cury. Em 25 de novembro do mesmo ano foi instalada a Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

O padre Edson Tagliaferro acredita que no passado a paróquia deixou um legado de frutos de evangelização e que hoje estão sendo colhidos por essa nova geração. “Eu torço para que possamos trabalhar com alegria, responsabilidade e carinho fazendo todo possível para deixarmos frutos que vão ser colhidos num futuro, numa próxima geração, principalmente quando há empenho e compromisso com a evangelização. Desse modo, Cristo precisa estar no centro da nossa história de fé e assim agradecermos a Ele por nos dá Maria como padroeira e como a Senhora que assumiu a sua dor”, explica.

“É uma grande alegria fazer parte destes 80 anos. É uma grande alegria saber que isso teve um início, teve um grande sonho, muitos projetos, muitas pessoas que passaram e que continua. Faço parte desta história, assim também como muitos que fizeram e vão fazer”, finaliza.

80 anos de caminhada, 80 anos de fé. A Paróquia, portanto, tornou-se a segunda família para muitos nogueirenses.

Josepino Rossetti – “A minha vida deve tudo a Igreja. Eu devo tudo a Igreja. O que eu aprendi, o que eu sou… tudo devo a Igreja”

Olga Conti – “Família, Igreja e Trabalho. Tinha tempo, a gente arrumava tempo”

Edmeia Mello – “Deus chama a pessoa na hora certa, mas a partir do sim, tudo acontece”

Adelina Galo – “Mudou para melhor. A Igreja mudou para melhor”

Terezinha Lens “O Monsenhor foi um pai, um companheiro, um conselheiro e um amigo. Devo muito a ele”.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores continua com os trabalhos religiosos até os dias atuais, respondendo por seis comunidades católicas: Nossa Senhora Aparecida (Rezek), São Sebastião (Itamaraty), Nossa Senhora Auxiliadora (Laranjeiras), São Vicente (São Vicente), Santa Terezinha (Blumenau) e São Bento (São Bento).

Matriz Nossa Senhora das Dores


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.