17/09/2014

Panela de Pressão – Utilidade ou Perigo?

Por Luiz Antonio Figueiredo Ola Pessoal, hoje O Engenheiro Disse que vai falar sobre as panelas de pressão e os riscos que elas representam na nossa cozinha se não forem devidamente cuidadas e observados alguns detalhes de utilização. Muitas pessoas já viram, ou mesmo souberam de acidentes que ocorreram com panelas de pressão, durante um processo de […]

Por Luiz Antonio Figueiredo

Ola Pessoal, hoje O Engenheiro Disse que vai falar sobre as panelas de pressão e os riscos que elas representam na nossa cozinha se não forem devidamente cuidadas e observados alguns detalhes de utilização.

Muitas pessoas já viram, ou mesmo souberam de acidentes que ocorreram com panelas de pressão, durante um processo de cozimento de um alimento. Grande parte das pessoas tem medo deste utensílio, mas hoje vamos desmistificar este assunto através de informações as quais serão muito importantes para as nossas mamães, vovós e todas as pessoas que se aventuram nesta linda e agradável arte que é cozinhar.

PANELA DE PRESSÃO – UMA CALDEIRA A VAPOR

Antes de qualquer coisa, vamos classificar este utensílio. A panela de pressão é equivalente a um vaso de pressão destes que encontramos nas indústrias, só que em volume muito menor, mas o princípio técnico de funcionamento é idêntico, por exemplo, a uma caldeira de vapor. 

O bujão de gás de cozinha, por exemplo, é também um vaso de pressão e como tal, apresenta seus níveis de risco de acidentes, porém ele é estático e sua pressão vai diminuindo à medida que vamos utilizando o gás em seu interior e a sua temperatura é praticamente sempre a mesma. Na panela de pressão, no entanto, a temperatura e a pressão são grandezas as quais nós classificamos como diretamente proporcionais, isto é, quando a temperatura aumenta a pressão também aumenta e vice e versa. 

Nas panelas metálicas comuns, os alimentos são preparados na pressão atmosférica, que é a pressão ambiente. Como a panela de pressão é hermeticamente fechada, a pressão interna não é necessariamente igual à pressão ambiente (pressão atmosférica). Assim, a temperatura de ebulição na panela pode ser diferente de 100 ºC.

COMO FUNCIONA

Numa panela aberta comum, a água entra em ebulição quando a temperatura atinge 100 ºC, no entanto, na panela de pressão, a intensa vaporização da água faz aumentar a pressão, pois não há saída para o vapor uma vez que a tampa com borda emborrachada é vedada por pressão mecânica. Com o aumento da pressão de vapor, a temperatura de ebulição da água sobe e a pressão interna torna-se maior que a pressão atmosférica. Por isso, a ebulição não ocorre, mesmo que a temperatura esteja aumentando.

Quando a pressão de vapor atinge um determinado valor (por exemplo, 2 atm), a força aplicada pelo vapor eleva a válvula central de alívio. A água, em estado gasoso, começa a escapar e estabiliza-se a pressão interna. Somente nesse momento é que a ebulição começa, estabilizando-se também a temperatura.

Na panela de pressão, a temperatura pode atingir até 120ºC, fazendo com que o alimento tenha um melhor cozimento, fazendo também com que o tempo de preparo seja reduzido. A pressão na panela de pressão atinge valores na ordem de 2 a 2,5 atm. O vapor tem que ser liberado gradativamente, a medida que o alimento vai cozinhando e isto, como já foi dito, é realizado pela válvula central de alívio situada no meio da tampa. 

SEGURANÇA AO COZINHAR

O funcionamento perfeito da válvula central de alívio do vapor é fundamental para a segurança do processo, pois sua função é limitar a pressão interna do vapor. Se esta válvula de alívio não funcionar direito, a pressão irá aumentar acima do limite e aí tem que entrar em cena, a válvula de segurança, que também está situada na superfície da tampa. Se esta válvula de segurança estiver travada, ou montada de maneira invertida, ou mesmo não existir, o risco da panela explodir é muito grande.

Por isso é importante saber como usa-la a fim de se evitar acidentes que podem ser muito graves, mas para isso basta seguir algumas regras básicas de segurança.

RESPONDENDO ALGUMAS DÚVIDAS

Onde devo comprar uma panela de pressão de qualidade?
Saber a procedência da panela de pressão é fundamental, pois é muito perigosa a compra de panelas de pressão em ambulantes. Neste tipo de comércio não há como saber se foram aplicados os testes de segurança os quais são exigidos pelo Inmetro. Procure comprar em lojas que lhe forneça nota fiscal e o mais importante: Confira se ela contém o selo do Inmetro, pois isto significa que ela foi testada, aprovada e não apresenta riscos.

O que quer dizer a capacidade mostrada na embalagem?
O volume mostrado em “litros” na embalagem é a máxima capacidade da panela, porém você não pode colocar tudo isso de água para cozinhar. O importante, primeiro, é ler o manual e descobrir qual a capacidade que você deve usar da sua panela. Uma panela cheia demais pode entupir a válvula, o que é extremamente perigoso. Vamos dar um exemplo: Numa panela com capacidade de 5 litros, devem ser usados apenas 3 litros aproximadamente, pois é fundamental que haja espaço para a formação de vapor.

Como saber se a Válvula de Alívio está funcionando corretamente?
Se sua panela não estiver soltando pressão pela válvula circular central de alívio, isto pode indicar que ela esteja com algum entupimento e para resolver esse problema será necessário primeiro você desligar o fogo e retirar a panela do fogão. Coloque-a sobre a pia e retire a pressão de forma manual, utilizando um objeto tipo garfo, ou mesmo uma faca, levantando-a delicadamente para liberar a pressão. Após o retirar todo o vapor, desobstrua os furos de saída da válvula, limpando-os com um arame fino igual ao que usamos para desentupir as bocas do fogão. O furo de saída da tampa, que liga a parte interna da panela até a válvula de alívio, também deve ser limpo e desobstruído.

Para que serve a Válvula de Segurança?
Como o nome já diz, ela é a segurança do sistema e nunca deve ser retirada da tampa. Se esta válvula for retirada da tampa e, inadvertidamente for montada ao contrário, o que é perfeitamente possível, será como se sua panela não tivesse válvula alguma. A válvula de segurança funciona tal e qual um fusível num circuito elétrico, ou seja, ela foi projetada e dimensionada para abrir em condições de extremo risco e liberar automaticamente a saída de vapor.

Por que eu não devo ter medo da panela de pressão?
Não tenha medo de usar a panela de pressão, ela é segura e durará muito tempo, desde que você sempre tome os seguintes cuidados:

1. Toda vez que usa-la, verifique se a válvula de alívio está funcionando, ou seja, se ela esta soltando pressão, se ela de repente ela parar de fazer barulho desligue o fogo e espere a panela esfriar.

2. Assim que a panela começar a soltar vapor, pode abaixar o fogo, pois a chama alta não vai fazer com que o vapor aumente mais a temperatura e por isso, não é necessário colocar a chama no ponto máximo. Este procedimento vai fazer você também economizar gás.

3. Se começar a soltar vapor pela borracha de vedação, está na hora de troca-la imediatamente, pois ela está danificada.

4. Muitos dizem para não deixar as crianças perto do fogão quando se está cozinhando, mas o conselho do O Engenheiro Disse é para NUNCA deixar as crianças na cozinha quando tiver panelas no fogo, ou mesmo quando se estiver assando algo no forno.

5. IMPORTANTÍSSIMO: NUNCA ABRA A PANELA DE PRESSÃO SEM QUE TODA PRESSÃO TENHA SAÍDO. A inobservância deste detalhe é risco de acidente em alto grau.

6. Ao lavar a panela certifique-se de que toda a gordura e resíduos foram removidos pra não correr o risco de obstruir a válvula, outra coisa importante é higienizar a borracha da tampa e guarda-la separada da panela, pois caso contrário ela irá lacear. 

7. É muito importante também checar borracha de vedação da panela de pressão. Na hora de lavar, procure por frestas ou áreas amassadas na tampa, elas podem fazer com que o vapor escape. Na montagem da borracha verifique sempre se ela está montada corretamente. Depois do uso, limpe bem a panela. A tampa e a borracha de vedação devem ser lavadas à parte. Troque a borracha de vedação a cada três meses. Com o uso, ela vai perdendo a elasticidade e sua função de vedar a panela fica comprometida. Observe também sempre a data de validade de sua borracha e se apresentar rachaduras ou sinais de ressecamento ela deve ser trocada.

Dica: Tem uma panela de pressão velha? Não a jogue fora, pois ela é a melhor panela para fazer doces por ter seu fundo espesso.

Selo do Inmetro: Lembre-se que todo fabricante de panelas de pressão tem por obrigação trazer o selo do Inmetro na tampa e na embalagem, segundo resolução federal, que você pode conferir através do link abaixo:
http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001881.pdf

Experiência: Uma escola de Baurú, através de seus professores, realizaram uma experiência onde eles provocaram a explosão de uma panela de pressão. Veja no link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=8JyGY5P9xdQ

Essa experiência foi realizada na VIVER Escola Waldorf em Bauru no dia 07 de maio de 2009. O Objetivo dessa experiência era explicar os fenômenos de física (termologia) relacionados à panela de pressão bem como do perigo que a explosão de uma panela de pressão apresenta. Profs Claudio e Alonso.

E para terminar, O Engenheiro Disse que no link a seguir você também poderá ver um vídeo com um depoimento de uma senhora que teve a panela de pressão explodida em sua cozinha, bem como também verá os cuidados que você deve ter com sua panela de pressão:
https://www.youtube.com/watch?v=g2ZV_tyNEGU

Bom pessoal, esperamos que estas dicas tenham deixado vocês mais experientes e principalmente mais seguros quanto à utilização deste importante utensílio doméstico. Pense bem, o carro é uma ferramenta importantíssima na nossa vida, mas se não for utilizado corretamente, pode se transformar numa arma, não é verdade? Da mesma maneira, a panela de pressão é um utensílio seguro, desde que as dicas mostradas aqui sejam seguidas.

Até a próxima publicação, bom almoço e não deixem de passar estas informações para as pessoas que gostam de preparar aquela carne de panela com batatas cozidas que é uma delícia

o engenheiro disse
Luiz Antonio Figueiredo
 é engenheiro e fundador da empresa ‘O Engenheiro Disse’ com mais de trinta anos de experiência em instalações eletromecânica.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.