11/05/2017

Palestra sobre câncer infantojuvenil reúne profissionais da Saúde em Artur Nogueira

Objetivo foi aprimorar o conhecimento dos profissionais da rede de Atenção Básica

Da redação

Foi realizada durante a tarde desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Artur Nogueira, uma palestra de capacitação aos profissionais da área da Saúde do município. O encontro foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos (HCB). Assim, o encontro teve o objetivo de aprimorar o conhecimento dos profissionais da rede de Atenção Básica a respeito dos “sinais e sintomas do câncer infantojuvenil”.

IMG_0653 - Cópia - Cópia copiar-1494511758IMG_0658 - Cópia copiar-1494511763

A atividade, que reuniu cerca de 20 pessoas, teve como palestrantes o Dr. Evaldo Peres que explanou sobre retinoblastoma, e do Dr. Diovan Cruz, que pontuou sobre câncer ósseo. As informações foram adquiridas através de uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, que gratuitamente, ofereceu um curso de capacitação sobre o tema do câncer infantojuvenil.

O Dr. Evaldo Peres explica a importância do conhecimento na área ser cada vez mais difundido entre os profissionais do ramo da Saúde. “Essa palestra é de grande importância, porque os sinais e sintomas do câncer infantil e juvenil são semelhantes a uma doença comum, como parasitose, deficiência auditiva e visual. Com o conhecimento sobre a doença sendo passado aos profissionais, como estamos fazendo hoje, é possível que o diagnóstico seja feito de forma mais precoce. Em países desenvolvidos, por exemplo, os casos chegam a 90% de cura, enquanto no Brasil, o índice é de 60% justamente pela falta de conhecimento”, pontua.

IMG_0675 copiar-1494511767 IMG_0673 - Cópia copiar-1494511765

Para o Dr. Diovan Cruz, o conhecimento e pesquisa sobre a doença é o melhor caminho para prevenir e atuar contra a enfermidade. “A falta de informação é o que aumenta a incidência de câncer entre crianças e adolescentes. O trabalho do HCB, que nos proporcionou essa capacitação, é desenvolvido justamente para diminuir essa incidência”, explica.

Como apresentado durante a palestra, diagnósticos de câncer entre jovens têm apresentado números alarmantes, chegando a cerca de 12 mil novos casos anuais. Conforme os índices apresentadas no encontro, essa estatística pode apresentar aumento de até 30% em menos de cinco anos.

Leia também

Artur Nogueira sedia encontro de médicos sobre câncer infantojuvenil

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.