28/11/2014

Palestra sobre câncer de próstata reúne 100 pessoas em Artur Nogueira

A Secretaria de Saúde de Artur Nogueira e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveram na noite de ontem, quinta-feira (27), uma palestra em conscientização ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata. Cerca de 100 pessoas, a maioria homens, participaram do bate-papo conduzido pelo médico urologista Marcelo Ferreira no […]

A Secretaria de Saúde de Artur Nogueira e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveram na noite de ontem, quinta-feira (27), uma palestra em conscientização ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata.

Cerca de 100 pessoas, a maioria homens, participaram do bate-papo conduzido pelo médico urologista Marcelo Ferreira no plenário da Câmara Municipal.

IMG_0303

O aposentado José Pereira dos Santos, de 61 anos, participou do encontro e aprovou a iniciativa. “Eventos como este são muito importantes. É preciso debater e levar a informação para as pessoas. Eu faço este exame todos os anos e graças a Deus nunca foi detectado nada. O homem não pode ter medo ou preconceito”, afirma Santos.

O urologista explicou sobre a importância do exame e respondeu a várias perguntas dos participantes. “A pessoa tem que ter a obrigação de manter a sua vida. O exame da próstata, assim como qualquer outro exame preventivo, é uma coisa maravilhosa, pois permite que você possa descobrir uma doença e trata-la desde o início. O preconceito em se fazer esse exame ainda existe, mas vem diminuindo”, afirma o médico.

No final da palestra foram entregues requisições para o exame PSA.

IMG_0283

Exame em Artur Nogueira

Os nogueirenses podem fazer o exame de graça em Artur Nogueira. Para isso o homem deve procurar a Unidade de Saúde da Família que atende o bairro dele e solicitar uma consulta a um urologista ao médico da família, que o encaminhará para o Centro de Especialidades, localizado ao lado do Pronto-socorro Municipal.

Câncer de próstata

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) feita com mais de 5 mil homens em 2013 revelou que 47% deles nunca realizaram exames para detectar câncer de próstata, sendo que 44% jamais se consultaram com um urologista e 51% nunca fizeram exames para medir a testosterona (hormônio masculino) no sangue. De acordo com a Secretaria de Saúde, isso acontece porque os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico, descobrindo a doença em estágio já avançado.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e o sexto mais comum no mundo.

Para ser diagnosticado é preciso que o homem faça os exames do toque retal e do PSA periodicamente.

A Campanha Novembro Azul acontece em todo o país com intuito de promover a quebra do preconceito em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos.

IMG_0317 IMG_0325 IMG_0280


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.