23/11/2015

Palestra debate importância do exame de próstata em Artur Nogueira

Evento faz parte da agenda do Novembro Azul e acontece às 18 horas desta terça-feira (24) no Centro Cultural Tom Jobim

A prefeitura de Artur Nogueira realiza às 18 horas desta terça-feira (24) uma palestra preventiva sobre o câncer de próstata. A atividade é organizada pela Secretaria de Saúde e acontece no Centro Cultural Tom Jobim com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O evento faz parte da agenda do “Novembro Azul” que acontece anualmente no município.

A palestra será conduzida pelo enfermeiro Denilson Souza, coordenador do programa de atenção básica de saúde de Artur Nogueira. Após será servido um coffee break e terá sorteio de brindes e apresentações musicais.

O foco da atividade é atingir homens com idade acima de 50 anos, que estão na faixa etária de risco da doença. “O objetivo de qualquer campanha, de qualquer tipo de câncer, é você fazer o diagnóstico precoce, descobrir a doença no início. No câncer de próstata, o tratamento e radioterapia têm acima de 80% de chance de cura da doença”, aponta a Secretaria de Saúde do Município.

12278758_928356773918906_4112377384478933071_n

A campanha “Novembro Azul” teve início dia 1 de Novembro com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre prevenção e perigos do câncer de próstata.

Segundo a Secretaria de Saúde de Artur Nogueira, cerca de 7% dos homens em todo o Brasil têm câncer de próstata. Entre os motivos do desenvolvimento da doença pode estar a hereditariedade. “Se o homem teve um pai, um tio com câncer de próstata, ele tem três vezes mais chance de desenvolver a doença. Então, sem dúvida, um o fator de risco comprovado que aumenta muito a chance de um homem ter câncer de próstata é a hereditariedade”, alerta a Secretaria.

A doença pode ser diagnosticada por meio do toque retal e de exame de sangue específico – dosagem sérica do PSA, que deve ser feito uma vez por ano. “O câncer de próstata é assintomático. Agora, quando o câncer espalha, se espalha para os órgãos, ele pode vir a ter dor óssea, dores pelo corpo, mas câncer de próstata, no início da doença não dá sintoma algum.”

Leia mais:

Morador de Artur Nogueira que superou câncer de próstata fala da doença e aconselha: “Não tenham preconceito”


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.