21/01/2017

Pacientes sofrem com a falta de remédios em Artur Nogueira

16 medicamentos estão indisponíveis na Farmácia Popular

Daniela Fernandes

Pacientes que utilizam os serviços da Farmácia Popular de Artur Nogueira estão sofrendo com a falta de medicamentos. Ao todo são 16 remédios indisponíveis no estoque da unidade de saúde. Assim, uma lista foi fixada na porta da farmácia informando aos usuários sobre a carência. Mediante o Portal Nogueirense, os moradores pediram um posicionamento da Prefeitura do município, a qual prometeu realizar uma compra emergencial para sanar o problema.

IMG_0124-1484932297

Uma das pacientes, Regiani Mandu, conta que há mais de 15 dias está a espera de alguns medicamentos. “Não sei quando terei acesso a esses remédios. Eles não me dão previsão da chegada dessas medicações. E olha que estou esperando há quinze dias, imagina o pessoal que aguarda há mais ou menos um mês”, reclama a funcionária pública.

Já Débora Mendonça aguarda seringas para aplicar as doses diárias de insulina. “Uso os serviços da Farmácia Popular há aproximadamente cinco anos e isso nunca aconteceu. Infelizmente, tenho que arcar com mais esse gasto de comprar seringas”, pontua.

IMG_0127-1484938682

Segundo a coordenadora da Farmácia Popular Isabela Bertazzo, a ausência dos medicamentos se deve a dívida do Poder Executivo Municipal. “Enquanto a Prefeitura não quitar a dívida com os nossos fornecedores, os remédios não voltarão a ser entregues. Estamos em negociação com as indústrias para que os débitos da gestão anterior sejam quitados”, alega a coordenadora.

Por meio de nota, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura corrobora a fala de Isabela e afirma que diversos fornecedores – de quase todos os setores da Prefeitura – ficaram sem receber pagamento na administração anterior. “Por conta dessas dívidas deixadas, alguns materiais importantes deixaram de ser entregues, entre eles, muitos medicamentos. O secretário de Administração Anderson Guidotti está convocando fornecedores com contas a pagar para renegociar”, explica.

A Prefeitura promete ainda que deve fazer uma compra emergencial para suprir as principais demandas da Farmácia Popular, porém não citou prazos de entrega.

Veja a lista dos medicamentos em falta na Farmácia Popular:

Alopurinol 300 mg

Alprazolam 1mg

Ambroxol infantil

Buscopam composto

Carbonato de cálcio

Cetoconazol pomada

Ciprofloxacino 500 mg

Codeína 30 mg

Complexo B

Dipirona 500 mg

Imipramina 25 mg

Levomepromazina 25 mg

Levotiroxina 50mcg

Nistatina pomada ginec.

Propatilnitrato

Seringas


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.