08/04/2016

Osni José de Souza será homenageado com nome de escola em Artur Nogueira

Nova unidade de ensino será inaugurada no Residencial do Programa Minha Casa Minha Vida.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF), construída no residencial do Programa Minha Casa Minha Vida, localizado no bairro São João dos Pinheiros, em Artur Nogueira, receberá o nome de Osni José de Souza, popularmente conhecido como Osni do Bar. O comerciante foi um ativo representante do cenário cultural nogueirense. A escolha foi feita pela própria Prefeitura. Já os nomes a serem dados à creche e ao residencial estão em tramitação na Câmara Municipal e devem ser oficializados em breve.

Osni foi um conhecido comerciante de Artur Nogueira e cativou muitos pela irreverência e animação. Com atuação representativa no cenário cultural de Artur Nogueira, Osni também era músico e compôs muitos sambas enredo e paródias de destaque em edições carnavalescas de Artur Nogueira.

26IMG_3900

O comerciante teve forte participação no Carnaval do município. Contribuía para a realização do evento e com animação movia o entusiasmo dos foliões e organizadores. Filho de Luizinho Cândido e Angélica Duzzi de Souza, Osni integrava uma das mais tradicionais famílias de Artur Nogueira. Junto com o irmão Djalma de Souza, administrou o bar mais tradicional do município por cerca de 30 anos, na Avenida Doutor Fernando Arens.

Para Djalma, de 59 anos, que continua a administrar o mesmo bar, a escolha do nome do irmão para a escola é uma honra. “A família tem orgulho de receber essa homenagem. Ele foi uma pessoa de respeito e digna, de muito valor para a cidade” afirma.

O comerciante casou-se com Marcia Buck de Souza em 1986, e teve dois filhos, Juliana e Danilo. Em 2008 foi diagnosticado com câncer de pulmão e pélvis. Ele faleceu na madrugada do dia 23 de julho de 2014, aos 53 anos.

Considerado pela família e amigos como um homem lutador e guerreiro, Osni agora recebe a homenagem, ao ter o nome dedicado a uma escola municipal de Artur Nogueira.

10432184_782258258463085_581685803_n

O prefeito Celso Capato (PSD) considera que Osni foi uma pessoa de papel importante no cenário cultural da cidade. “O Osni, além de comerciante, era uma pessoa muito bem conceituada. Era músico, cantor e compositor, pessoa de família tradicional da cidade. Foi exemplo de luta contra a doença que o levou à morte”, pontua.

Nas ruas a decisão, no entanto, divide opiniões. A comerciante Leonice Fernandes, de 42 anos, não acredita que o nome tenha sido o mais apropriado para uma unidade de ensino. “Acho que tem nomes mais viáveis como, por exemplo, pessoas que participaram da fundação da cidade”, relata.

Já a cozinheira Edna Correia da Silva, de 44 anos, entende que não há problemas, desde que o homenageado tenha se destacado independente da área. “Sendo uma pessoa respeitável, que fez a diferença na cidade, não há nada de negativo em escolher o nome de um comerciante para uma escola”, declara a cozinheira .

O presidente da Câmara Municipal de Artur Nogueira, Josmar Luck (PSD), informou que o nome a ser dado ao residencial ainda será escolhido. “A nomeação do bairro será votada na próxima sessão, que acontece nesta segunda-feira (11). Em relação a escolha do nome de Osni para a escola, penso que foi por ter sido um cidadão nogueirense de grande notoriedade no município”, ressalta.

Creche e Residencial

Os nomes que serão dados a creche e ao Residencial do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro São José dos Pinheiros, em Artur Nogueira, ainda tramitam na Câmara Municipal e, posteriormente, serão oficializados.

Leia também:

Osni do Bar morre aos 53 anos


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.