21/11/2015

Organizador da Caminhada Passos que Salvam fala sobre legado em Artur Nogueira

Segundo dados do Hospital do Câncer de Barretos, em 2014 quatro pessoas de Artur Nogueira foram encaminhada à instituição para serem tratadas e ao todo passaram por 65 procedimentos.

capa

Na manhã do último domingo (22) Artur Nogueira sediou pela primeira vez a Caminhada Passos que Salvam, uma campanha do Hospital do Câncer de Barretos que visa alertar quanto ao diagnóstico precoce do câncer Infanto-Juvenil.

Depois de um mês de preparativos, o presidente do grupo que trouxe o projeto para a cidade, Wagner Gomes de Barros, fala sobre o legado da Caminhada. Além do retorno financeiro com a venda de kits, que será totalmente destinado ao Hospital, a caminhada deve deixar a comunidade mais atenta quanto aos sintomas da doença em crianças.

Segundo dados do Hospital do Câncer de Barretos, em 2014 quatro pessoas de Artur Nogueira foram encaminhada à instituição para serem tratadas e ao todo passaram por 65 procedimentos.

Nesta conversa realizada no Estúdio do Portal Nogueirense, Barros apresenta dados e aponta os pormenores dessa caminhada que pintou Artur Nogueira de laranja.

O que é a Caminhada Passos que Salvam? A Caminhada Passos que Salvam é uma ação do Hospital de Câncer de Barretos que importou esse modelo de campanha de conscientização dos Estados Unidos. Tem um hospital que já pratica esse trabalho na cidade de Mênfis com muito sucesso. Há três anos, esse é o quarto ano, o Hospital do Câncer de Barretos em conversas com eles adotaram algumas das suas metodologias e a Caminhada foi uma delas. Isso para melhorar o atendimento, já que eles têm um melhor resultado em termos de eficiência de diagnóstico precoce de câncer. Hoje, por exemplo, ele estão com 95% de resultado, enquanto nós 55%. Dia 23 é o Dia Mundial de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil. E este ano ela cai em uma segunda-feira. Então vamos fazer no domingo, dia 22. Eles escolheram esta data para realizar a campanha com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce. E alguns desses sintomas você não precisa ser especialista para perceber.

Esta caminhada já aconteceu em outras cidades. Como surgiu a parceria com o Hospital do Câncer de Barretos para que ela acontecesse aqui? A campanha começou com dois estados e 20 municípios e hoje está com 12 estados e 350 municípios. Ela ganhou um grande corpo. A gente recebeu, através de um amigo de Serra Negra, o convite. Entrei em contato com o hospital, com a coordenadora, e aí ela apresentou o campanha, se disponibilizando a vir a Artur Nogueira apresentar o projeto. E foi assim que ele se inseriu na cidade.

Qual o sentimento de organizar tudo isso? Dá muito prazer, mas também uma sensação de que estamos devendo. Por que isso? Porque estamos devendo em fazer alguma coisa. Eu digo que a vida da gente é feita de escolhas que podem ser para o bem ou para o mal. Aquelas pessoas que estão acometidas com o problema não escolheram isso. Então elas não podem fazer algo por elas. Mas a gente pode fazer. E é nesse pensamento que começamos a campanha. Da gente poder fazer alguma coisa por alguém que está necessitado. Mesmo sem a gente saber quem são essas pessoas. De Artur Nogueira, ano passado, quatro pessoas foram pra Barretos fazer tratamento e foram 65 procedimentos. Porque o tratamento de câncer é algo que custa caro, demanda trabalho, demanda atenção. E sabendo disso acreditamos que Artur Nogueira devia a Barretos essa repostas. E dessa vez conseguimos dar essa reposta, trazendo a campanha para cá.

3

A caminhada será realizada neste domingo. Gostaria que apontasse alguns detalhes sobre como ela vai acontecer. A caminhada acontece neste dia 22 de novembro, domingo, de manhã. A gente estará na Lagoa partir das 8 horas e devemos encerrar perto do meio-dia. Essa campanha acontece simultaneamente nessas 350 cidades. Sairemos de lá e faremos um percurso na cidade pegando as principais avenidas, que é Fenando Arens, Ademar de Barros, depois passando pelo prédio, no Rezek, e retornando para a Lagoa. Ela tem um ponto de partida e um ponto de chegada com uma área que abriga muita gente. A gente também estará comercializando água.

Haverá alguma atividade antes da caminhada ou após retornar à Lagoa? No começo, enquanto esperamos as pessoas, faremos um alongamento, promovido pelo pessoal da área de educação física que estará orientando sobre como devemos fazer a caminhada. E é uma caminhada para crianças de três, quatro anos, e para pessoal de 70 anos.

Vimos outras caminhadas na internet e notei que mesmo abaixo de chuva as pessoas aderiram e foram pra rua. Acredita que Artur Nogueira irá agir desta forma? É uma causa muito nobre, muito necessária. E as pessoas assimilam isso com uma facilidade enorme. A gente tá muito surpreso com o resultado positivo de Artur Nogueira. A gente tinha um objetivo, que era vender pelo menos mil kits na cidade e a gente vai alcançar esta meta, provavelmente até ultrapasse um pouquinho. A gente espera isso, mas já para o primeiro ano uma resposta tão positiva como essa, nos motiva.

Vocês estão vendendo os kits por R$ 30. O que será feito com esse valor arrecadado? Será 100% revertido para o hospital. Não ficará nada para nenhuma organização, nem para o município. Essa campanha traz um retorno, em relação a atividade do hospital, até pequeno. Não há patrocinadores para o kit. Então o hospital coloca dinheiro para recuperar depois. E essa margem é bem pequena. O retorno é mais na campanha. Na divulgação do diagnóstico precoce do câncer infantil.

E como está Artur Nogueira dentro deste quesito? O índice deste ano ainda não foi nos passado. Isso ta mais ligado ao pessoal da saúde. Secretaria da Saúde. Mas há vários casos aqui da cidade que estão sendo atendidos em Barretos. Não temos dados de 2015, apenas de 2014, que indicam 4 pessoas que fizeram 65 procedimentos.

2

A gente percebe uma repercussão muito grande e uma adesão do comércio muito grande na cidade. Imaginava que seria assim? As pessoas que se movimentaram para fazer a campanha se movimentaram de corpo e alma. Agora estamos nos últimos dias, mas estamos a mais de 30 dias em campanha, em trabalho em cima do kit, divulgação, e continuamos com isso. A motivação continua até o dia 22. E quando chegar o dia 23 começaremos a pensar na campanha de 2016. Artur Nogueira abraçou a campanha. Quem está na organização conseguiu fazer da campanha um grande evento. Contamos com apoio de Artur Nogueira, do comércio também, o que é muito importante. Porque ela só teve esse resultado tão positivo em função do empenho de todos.

Qual o legado a caminhada passos que salvam quer deixar? Primeiramente ela tem um resultado direto: Nós vamos conseguir reverter um valor para o hospital. E por pequeno que seja o retorno, já é um retorno. O segundo é que nós conseguimos chamar a atenção de Artur Nogueira sobre o diagnóstico precoce. Conseguimos mobilizar. A prefeitura, a Secretaria de Saúde, Esporte e Cultura têm nos ajudado. A Guarda Municipal também. Nós conseguimos conscientizar as empresas que deram kits aos seus funcionários. E tudo isso colaborou demais. E aí vem a informação mais importante. Dentro do Hospital em Barretos há um campo de estudo e de aprofundamento para o aperfeiçoamento do profissional da saúde. Então ele terá em janeiro uma convenção em Barretos. Vai um profissional da Saúde da cidade, vai se especializar para que consiga fazer o diagnóstico precoce. E no mês de março um médico da cidade fará esse aperfeiçoamento para conseguir fazer o diagnóstico mais assertivo, mais rápido. Uma outra coisa que também é importante, é que a direção disse: ‘Apareceu um caso, é urgente? Liga pra gente que damos um jeito de colocar a pessoa em 24 horas no hospital”. Então essa proximidade trouxe muitos benefícios.

Há outras formas de ajudar? Sim. Hospital do Câncer de Barretos está com uma campanha de que você pode ser um doador voluntário, com contribuições mensais. Tem uma campanha de telefone, 0500, muito parecida com as outras campanhas que estamos acostumados a ver. Porque o Hospital só trabalha com doações. Existe ainda alguns eventos que vamos trazer para Artur Nogueira, como shows, para arrecadar fundos. Então essa Caminhada é só um passo.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.