19/05/2013

OPINIÃO: Qual o grande segredo para ser feliz no casamento?

Terapeuta fala sobre as diferenças entre os homens e as mulheres

Por Silvio Siqueira

Após quase 20 anos fazendo terapia para casais, percebi que as queixas são sempre as mesmas. Homem e mulher tem muito mais diferenças emocionais do que físicas. Só que um fica esperando que o outro o entenda, o que raramente acontece. As escolas, as igrejas e até mesmo as faculdades de psicologia, desconhecem as causas verdadeiras de tantas brigas e desentendimentos. O máximo que se aconselha é ter paciência, paciência e paciência. Só que isso leva a um estado de submissão e com o tempo, a uma insatisfação que termina em doenças e separação.

O erro começa com os namoros “modernos”. Ainda adolescentes, meninos e meninas estão fazendo sexo como diversão. Acontece a gravidez e alguns casamentos. Passado o prazer da “lua de mel”, as diferenças de caráter são tantas que fica impossível continuarem juntos. Como viemos para esta vida programados para casar com um “amor do passado”, ocorre um desencontro de almas e a paixão por um corpo apenas, desaparece rapidamente. O desejo de continuar as aventuras nas baladas fala mais alto.

Entretanto, a causa principal dos desentendimentos é a completa ignorância sobre o que pensa e sente o sexo oposto. Desde os tempos das cavernas, por uma necessidade de povoar o planeta, os homens foram dotados de muita energia sexual e a mulher apenas 10% a 20% do desejo masculino. Os homens foram programados para se excitarem vendo a mulher. Estas, só se excitam sendo acariciadas e elogiadas. O objetivo ainda hoje do homem é a satisfação sexual. O sonho da mulher é sentir-se amada e protegida. Por isso, o homem está sempre com “vontade” e a mulher aparentemente “fria”.

Na verdade, não existe mulher frígida e sim homem incompetente em dar carinho e prazer. As preliminares não devem acontecer apenas durante o ato sexual. O namoro, companheirismo, cumplicidade, romance, carinho, atenção, devem estar presentes a vida toda. A queixa de quase 100% das mulheres mal amadas é com relação aos “apressadinhos”. Deixam sempre a mulher na mão, literalmente.

Outro fator que desencanta a mulher e consequentemente desencadeia frustrações e doenças, é a traição. Hábito milenar do homem, a faz recordar o passado longínquo, quando o “caçador” ia embora para outra caverna e ela morria de fome. Como sempre foi ele o responsável pela sobrevivência da família, mesmo que ela trabalhe, ainda hoje provoca um desespero. Acredita que não vai sobreviver se não tiver um protetor. Enquanto fica submissa, preserva o casamento mas desenvolve doenças psicossomáticas. Ao separar-se, encontrar um novo amor torna-se quase impossível.

Em meu livro “É preciso coragem para ser feliz”, procuro mostrar que as soluções para um casamento bem sucedido, estão no conhecimento mais profundo do ser humano. O porquê da mulher ser o contrário do homem é uma decisão de Deus para que um complete o outro. A razão principal do casamento é o aprendizado que ambos podem ter. Por exemplo, se um é agitado e o outro muito calmo, é errado um exigir a mudança do outro. O certo é ambos buscarem o equilíbrio. Em seguida, a diminuição dos vícios e o aumento da religiosidade é fator determinante para que se encontre paz. O diálogo tem que existir sempre, pois é impossível para um adivinhar o que o outro sente. O amor verdadeiro é fruto de anos de convivência e não de atração física.

Não existe uma frase ou conselho “milagroso” que por si só resolva tudo. Portanto, um estudo profundo é necessário, para casados e para quem pretende se casar. Afinal, a pessoa com a qual vai se conviver mais tempo não são os pais nem os filhos e sim, o cônjuge. Os mais ou menos 50 anos de convivência podem ser de ventura ou desventura. Deve ser decidido por ambos. Felicidade é algo que se constrói.

…………………………..

silvio siqueira
Silvio Siqueira
é terapeuta com especialização em Holística pela Unipaz, técnico em motivação e escritor. Atua em Campinas há 20 anos e em A. Nogueira há quase quatro anos na Clínica Caritas. Palestrante com temas cristãos, motivacionais e de relacionamento, requisitado por inúmeras empresas, APAEs e até pela Unicamp. Está desenvolvendo em Artur Nogueira, juntamente com Alexandre Cassaro, um projeto beneficente para educação de crianças e jovens carentes. Na última sexta-feira (17), Silvio realizou uma palestra no Salão da Terceira Idade em Artur Nogueira.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.