23/07/2013

OPINIÃO: O Encontro LGBT é uma mistura de cultura e informação

Em artigo, organizador da segunda edição do Encontro LGBT de Artur Nogueira fala sobre resultados do evento, que aconteceu no último final de semana

Por Raoni Zopolato

O Segundo Encontro LGBT de Artur Nogueira superou todas as expectativas. Foi maravilhoso! O público foi muito receptivo e caloroso. Nós trouxemos informações que são ocultas da população, como dados de violência contra mulher, abuso infantil, sobre contaminação de DST’s e documentários.

Também tivemos uma entrevista mais que explicativa da Psicóloga Kátia Zia, onde ela afirma que ser gay não é e nem pode ser considerado doença, que é uma condição e não uma escolha. Qualquer tentativa de tratamento para cura gay é ilegal e o profissional que o fizer ou diagnosticar alguém como gay pode ser denunciado e as medidas cabíveis são tomadas.

Nosso Encontro é uma mistura de cultura e informação, e esta é nossa proposta, informar a população que qualquer tipo de discriminação, agressão, seja contra gays ou não, é crime e pode ser facilmente denunciada ligando para o número 100, e sua denúncia pode ser anônima ou não.

Várias leis foram explicadas durante o Evento, se for para colocar tudo que aconteceu, seria necessário uma nova entrevista. Nós tivemos cerca de 5 mil pessoas nos três dias de encontro, de mães com crianças a senhoras de mais de 70 anos nos prestigiando e elogiando o trabalho que temos feito. É uma luta dura, que aos poucos vamos vencendo. A magnitude que se tornou o Evento, de ter chegado aos ouvidos de pessoas “grandes” no país nos deixa muito satisfeitos, é uma vitória sem dúvidas.

Nesta edição tivemos expectadores de São Paulo, Leme, Araras, Engenheiro Coelho, Cosmópolis, Paulínia, Holambra, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Campinas, entre outras, e eu só tenho a agradecer por essas pessoas acreditarem no nosso trabalho e virem nos prestigiar. Tenho que agradecer também ao Prefeito Celso Capato por acreditar em mim, e ao Secretário de Cultura, Leandro de Queiroz, por todo apoio dado ao Evento. Fico feliz, que mais uma vez mostramos a nossa realidade, que é totalmente contrária do que alguns pensam, a tal perversão, mais uma vez não tivemos brigas, ocorrências no pronto socorro, e isso me deixa feliz. É o meu povo mostrando que somos todos iguais.

Uma das cenas inesquecíveis para mim este ano foi uma menininha de uns quatro aninhos, dançando na frente do palco, imitando as pessoas que se apresentavam. O Evento passou, meu trabalho continua, de acordo com o meu alcance, ajudando quem precisa de ajuda, o que eu sempre prefiro deixar em off, organizando Eventos paralelos, e já preparando o Terceiro Encontro.

LGBT LGBT LGBT LGBT LGBT

……………………………….

raoni
Raoni Zopolato é professor de inglês e organizador do Encontro LGBT de Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.