28/04/2013

OPINIÃO: Como tornar a escola mais dinâmica?

No Dia da Educação, educadora opina como deixar as aulas atrativas

Por Débora Sacilotto

Quando recordamos nossa época de escola como alunos, o que nos vem à mente são lembranças de algumas queridas professoras, dos nossos amigos de infância, das gincanas que participávamos, das festas da escola e das aulas com professores que conseguiram dar sentido ao que estávamos aprendendo.

E hoje?

O que torna a escola mais dinâmica, as aulas mais atrativas?

Podemos indicar vários fatores que poderiam ajudar a melhorar a qualidade do ensino.

A educação em uma esfera nacional caminha passos lentos para a melhoria da qualidade de ensino. Precisamos em primeiro lugar de um Plano de Carreira para o professor mais atrativo e melhores condições de trabalho, Políticas Públicas tendo o aluno como alvo principal, Instituições de Nível Superior comprometidas com a formação de bons profissionais, salas de aula com número adequado de alunos, equipe gestora envolvida e preocupada com o bom atendimento, coordenadores pedagógicos preparados para orientar e dinamizar a gestão do processo ensino/aprendizagem, enfim, muito o que melhorar!

Na era digital que vivemos nos deparamos com crianças que possuem não mais que dois anos de idade já clicando em seus notebooks, Ipad, escolhendo jogos interativos, assistindo vídeos animados, com uma habilidade impressionante (com a mãozinha muito pequena) arrastando ícones, fechando e abrindo aplicativos.

Porém, a tecnologia sozinha não garante que aconteça aprendizagem, temos a certeza que nada substituirá o bom professor. Aquele mestre que consegue prender a atenção de todos com sua didática. Faz os olhinhos brilhar daquela criança que começa a compreender o mundo a sua volta.

Vale ressaltar que pesquisas mostram que desenvolver a aprendizagem envolve afetividade, ponto crucial. Se o professor consegue estabelecer vínculo afetivo com seu aluno, ele consegue melhor resultado. “Respeitamos e ouvimos somente quem admiramos e obediência é bem diferente que respeito”.

O bom professor tem consciência de que ele não ensina, mas sim provoca, estimula para que se dê o conhecimento, ele sabe como o aluno aprende, respeita a capacidade de cada um e consegue fazer da diversidade uma ferramenta a seu favor.

Educação é missão divina!

……………….

debora saciloto
Débora Del Bianco Barbosa Sacilotto
é formada em Pedagogia e atua como diretora geral do Ensino Fundamental l da Secretaria Municipal de Educação. No ano passado foi premiada como a Gestora do Ano, durante a cerimônia do 15º Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, por desenvolver o projeto ‘Minha escola, Minha vida’, que trabalha o senso crítico de alunos e professores, através de assembleias escolares.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.