24/03/2024

Oito bairros de Artur Nogueira vão receber fumacê contra dengue nesta segunda

Ação é necessária para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, e eliminar possíveis focos de dengue

Da redação

A Unidade de Vigilância em Saúde de Artur Nogueira segue fazendo ações para combater a avanço da dengue na cidade. Além das visitas nas residências e nos mutirões, as equipes seguem fazendo os fumacês.  

Nesta segunda-feira (25), as equipes estarão percorrendo as ruas de oitos bairros, são eles: Torre da Rádio; Coração Criança; Nosso chão; Jd. Paraíso; Vista Alegre; Pq. Industrial Batistela; Jd. Planalto I; e Pq. dos trabalhadores. 

 De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação é necessária para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, e eliminar possíveis focos de dengue. É importante destacar que o fumacê não oferece riscos à saúde humana. 

“O carro de inseticida passará pelas ruas dos bairros. Recomendamos que os moradores mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do produto. Além disso, é importante manter os animais de estimação presos, e cobrir os comedouros e bebedouros”, reforça o diretor técnico da VISA, Alexandre Pissarra Scatena. 

SINTOMAS E PREVENÇÃO 

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. 

A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas. 

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor. 

Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos. 

*Com informações do Ministério da Saúde 

…………………………………….. 

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense 

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido. 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.