19/05/2011

Problemas em vicinal

Falta de acostamento e desmoronamento deixam nogueirenses em alerta

Alex Bússulo

Quem sai de Artur Nogueira e vai sentido a Mogi Mirim encontra dois grandes problemas pelo caminho. A começar pelo acostamento, ou a falta dele. Em vários trechos o que mais se vê nas laterais são erosões, buracos, além de muito mato.

Outro problema que vem incomodando os motoristas é o barranco que sustenta a primeira ponte, a aproximadamente 2 km da cidade, que teve uma de suas partes desmoronadas devido às chuvas de janeiro deste ano.

“É uma vergonha essa situação, o prefeito simplesmente esqueceu esta vicinal, acho que o pessoal da prefeitura só vai fazer alguma coisa quando começar a morrer gente nesta pista”, afirma a nogueirense Daniele Cristina Boer Garcia, que mora na cidade e utiliza a vicinal todos os dias à trabalho.

Segundo a Secretaria de Planejamentos, Obras e Serviços Municipais, o trajeto não possui acostamento justamente por ser uma vicinal, ou seja, uma estrada rural que foi simplesmente pavimentada. “Tanto a vicinal que liga a Mogi Mirim, quanto a de Limeira, não possui projeto como uma rodovia, pois o tráfego não é tão intenso, por isso ela não possui acostamento pavimentado”, afirma o secretário de obras, Fernando Arrivabene.

A secretaria afirma que a solução é a manutenção constante das laterais dessas vicinais. “No entanto é necessária a colaboração dos sitiantes, uma vez que muitos deles, além de não receber a água da chuva vinda da estrada para suas propriedades, ainda acabam por jogar a água de sua propriedade na via. Isto acaba, além de abrir buracos no acostamento, aumentando a manutenção necessária”, afirma Arrivabene.

Quanto ao desmoronamento da ponte, o secretário afirma que vem sendo feito o monitoramento desde o início do ano. “Chegamos até cogitar a interdição da vicinal neste trecho, mas não foi necessária. Sugeri a equipe que utilizasse pneus na contenção da encosta, uma forma mais econômica e ecológica de resolver o problema e largamente utilizada como boa técnica por outros municípios” afirma o secretário, destacando que foi necessária a execução de outra contenção, muito parecida, na vicinal que liga a Cosmópolis, que foi realizada primeira, pois apresentava risco maior. “Nas próximas semanas realizaremos o trabalho na vicinal de Artur Nogueira – Mogi Mirim”, conclui Arrivabene.










Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.