19/11/2016

O maior presente que você pode dar para a Aidan

Lar de dezenas de idosos, entidade nogueirense comemora 39 anos de história

Diego Faria

img_0143-copia-copia-copiar-1479495656

“Os tempos antigos eram melhores. Hoje, as coisas estão muito diferentes! As pessoas não se olham mais nos olhos e permanecem distantes umas das outras…” Essa reflexão foi feita por Aurora Bratifisch, uma senhora de 100 anos que mora na Associação dos Idosos Desamparados de Artur Nogueira (Aidan). A entidade visa assistir pessoas que estejam exclusivamente na melhor idade. Por isso, além de Aurora há outros 29 internos que se alegram com a atenção, o cuidado e o carinho oferecido pela qualificada equipe de cuidadores da Aidan. Gestos simples que representam muito aos que vivem separados da família.

Reservar um tempo na agenda e dedicar algumas horas para uma visita à instituição que completa 39 anos de existência no próximo domingo, 20 de novembro, podem fazer com que muitos enxerguem a vida de outra maneira. Assim, o primeiro passo é cruzar o portão de entrada e, em seguida, atravessar o corredor de acesso aos leitos. Nesse momento, já é possível entrar em contato e notar o sorriso verdadeiro e cativante dos residentes. Eles não disfarçam o semblante carregado de curiosidade. Querem logo saber para quem será a visita… E  o resultado é sempre o mesmo: felicidade garantida aos idosos e, do mesmo modo, aos que se dispõem a ouvi-los.

img_1062_92e7aa35132c2e5b810d5b7504bf2ebb0b4eab1f-600x400-1479498698

Apesar da pele fragilizada, ouvidos desgastados, voz e mãos levemente trêmulas, ainda assim existem sonhos, objetivos e expectativas diante da vida. O casamento de um neto, o nascimento de um bisneto ou a chegada do aniversário de mais um  ente familiar: tudo isso move o viver de um idoso. Dessa forma, o ensinamento se torna claro: não vale a pena correr tanto. Ou seja, o império do imediatismo cai por terra depois de tantas conquistas e, também, de algumas perdas. Para tanto, os 30 vovós e vovôs internos da Aidan ensinam aos mais jovens que a sabedoria está na verdade nas experiências e nos acontecimentos que marcam cada história de vida.

A sinceridade e o sentimento de que o mundo deve melhorar diante das novas gerações, fazem com que estes idosos não percam o desejo de seguir em frente. A condição de morar em uma casa de repouso e a ansiedade pela presença dos familiares não fazem com que eles se sintam esquecidos. Na verdade, os mais velhos entendem perfeitamente o ciclo pelo qual a vida perpassa. Os filhos nascem, crescem, se tornam adultos e tomam o rumo que precisam, sendo que muitas vezes o fazem longe da presença dos pais. Circunstâncias que não podem ser evitadas. Apesar disso, o amor e o carinho de família é sempre presente nas recordações de quem já fez tanto pelos outros, e neste momento de necessidade, pode descansar com o sentimento de dever cumprido.

img_0172-copia-copiar-1479495663

Embora tranquilidade e repouso sejam presentes no dia a dia dos idosos residentes na Aidan, o trabalho de manter ativa a entidade não é fácil. Dependente de doações e parcerias, além da realização de eventos para arrecadar fundos, a instituição permanece com um único ideal: proporcionar dignidade e carinho aos atendidos. Os esforços nunca são demais, pois o objetivo é genuíno.

Ao deixar o local, é comum sentir a nostalgia de querer estar com os pais ou avós, responsáveis pelo que nos tornamos e tão participantes nos incontáveis momentos vivenciados na infância e adolescência. Os conflitos e discussões já não têm espaço no coração de quem busca fazer de cada dia uma nova oportunidade de dizer o quanto ama. É certo que a responsabilidade também paira sobre os ombros dos filhos diante da necessidade que os pais possam enfrentar, por isso, resta um único pensamento: hoje somos jovens, amanhã idosos seremos.

O tempo parece mesmo incompreensível frente às mudanças que a vida impõe. Os mais velhos se tornam crianças e, os jovens, que tanto lutam pela liberdade, serão um dia como eles, frágeis, dependentes do amor e acolhimento do próximo. Apoio este encontrado na dedicação de cada funcionário e colaborador da entidade, somando para que o sonho de João Capacle (*1933/†2016), fundador e idealizador da Aidan, continue sendo levado sempre a diante sem medir forças no doar e no acolher o idoso.

Ao completar 39 anos de história, o maior presente que cada um de nós, nogueirenses, podemos dar a Aidan, e aos moradores que lá vivem, é a presença. É estar presente! Doe o que puder. Mas o seu tempo e a sua visita fará a diferença. Pense nisso.

14184520_929908130452426_7779423834634669304_n-copiar-copia-1479498696

O horário de visita aos idosos da Aidan ocorre todos os dias, das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Doações de mantimentos, remédios e valores em dinheiro podem ser feitas diretamente com a secretaria da entidade. A Aidan está localizada logo no início da vicinal Artur Nogueira – Limeira. O telefone de contato é o (19) 3877-1124.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.