15/10/2014

“O Candidato Honesto” satiriza política brasileira e traz humor sobre eleições

Engraçado, sem ser exagerado, filme apresenta situações reais e não abusa de temas sexuais e violêntos

Por Neo Stina Jr.

Mais uma bela comédia nacional, O Candidato Honesto é dirigido por Roberto Santucci (Até que a Sorte nos Separe, De Pernas pro Ar e Odeio o Dia dos Namorados), propriamente lançado em meio às eleições presidenciais. João Ernesto Praxedes, interpretado por Leandro Hassum (Zorra Total, Até que a Sorte nos Separe), é um corrupto e desonesto candidato à presidência da República. Porém, ao negar o último desejo de sua avó (para que seja honesto), prestes a morrer, ela roga uma “praga” que o impede de mentir. Com números favoráveis, já no segundo turno eleitoral, se vê diante de situação delicadíssima, podendo perder as eleições e muito mais.

Se você já assistiu O Mentiroso (Liar Liar), com Jim Carrey, de 1997, pode imaginar o que acontece! Não, os filmes não são iguais. Apenas a brincadeira com o “só falar a verdade” é similar. Esse tema já foi explorado por outros filmes como “O Primeiro Mentiroso”, com Ricky Gervais, mas sob ótica inversa. É um tema muito interessante e relevante, trazendo importante lição de moral.

Como todos os filmes dirigidos por Santucci, O Candidato Honesto é engraçado, sem ser exagerado, e traz situações reais satirizadas. Não abusa de temas sexuais, violência ou elementos visuais fantásticos. Pelo contrário, da simplicidade surgem elementos que encantam e prendem a atenção. Se você é brasileiro ou habituado com a política nacional, verá muitas situações reais caricaturadas. Destaque para a atuação de Hassum, que é espetacular e foge de seus papéis anteriores. O uso da voz de formas variadas e a forma como atua, cheia de contrastes, demonstram ser ele um grande ator e humorista.

Recomendo O Candidato Honesto, sem hesitar. Afinal, as comédias brasileiras são feitas com situações do nosso cotidiano, engraçadas e intrigantes por natureza, com o intuito, geralmente, de nos levar a pensar na lição por de trás da brincadeira. Vale a pena assistir (e rir) comendo aquela pipoquinha doce que só no cinema tem. E lembre-se, na hora de votar, vote com consciência! Afinal, o nosso futuro depende muito daqueles que escolhemos como líderes.

Elenco: Leandro Hassum, Luiza Valdetaro, Júlia Rabello
Direção: Roberto Santucci
Gênero: Comédia
Duração: 102 min.
Classificação: 12 Anos


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.