04/10/2017

Nova diretoria do Conseg realiza primeira reunião em Artur Nogueira

Encontro aconteceu na noite desta terça-feira (3)

Da redação

A Câmara Municipal de Artur Nogueira recebeu na noite desta terça-feira (3) a primeira reunião do Conselho de Segurança (Conseg) de Artur Nogueira. O evento, que foi aberto ao público, serviu para que fossem apresentados os novos integrantes do grupo. O encontro, no entanto, não teve caráter oficial, já que não contou com representantes de segurança.

A nova diretoria do Conseg será composta pelo presidente Paulo Cesar Gabriel, vice-presidente Ermes Rodrigues Dagrela Junior, primeira secretária Kely Capelini, segundo secretário Allan Cristian Rosa e diretor social de assuntos comunitários Advigues Santana. Estiveram presentes também representantes da diretoria passada, da Rede de Proteção Animal e Ambiental (RPAA), vereador Rodrigo de Faveri (PTB), entre outros.

Paulo Cesar Gabriel, atual presidente, afirma que é importante que a população de Artur Nogueira esteja próxima aos serviços do Conseg. “O convite para a população está sempre aberto, o Conseg é apenas um braço e iremos trabalhar para que a comunidade esteja sempre próxima ao nosso trabalho”, destacou o presidente.

Gabriel também destacou que a atual diretoria irá se aproximar das entidades. “Hoje tivemos aqui a presença da Rede de Proteção Animal e Ambiental (RPAA) e considero isso bastante importante, é possível criar uma parceria com as entidades”, reforça.

A diretoria do Conseg pretende realizar mais uma reunião no mês de outubro, com data ainda a ser divulgada.

Reabertura

A reabertura do Conseg foi bastante discutida no primeiro semestre deste ano. Algumas reuniões foram realizadas, com participação de cidadãos e representantes da Polícia Militar, Polícia Municipal e Poder Legislativo.

Em um desses encontros, o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Alexandre Hoio, afirmou que o Conseg não deverá tratar da segurança do município de maneira “filosófica”, ou seja, com discussões longas e desnecessárias. “Vamos agir de maneira pontual. Vamos tratar de assuntos técnicos e práticos”, afirmou. De acordo com o capitão, o objetivo é que a população leve seus problemas para o Conseg, que deverá decidir a maneira mais rápida de resolver o problema levantado.

De acordo com Denisar Franco, que presidiu o Conseg até o seu fechamento, no fim do ano passado, o Conselho é um canal privilegiado de participação cidadã. “A finalidade é assegurar um fluxo de informações relevantes à Polícia Estadual e auxiliar outros órgãos públicos e privados no encaminhamento e resolução das demandas legítimas da comunidade, com foco na promoção da segurança coletiva e da paz social”, explicou em outra ocasião.

Como participar

De acordo com o site oficial dos Consegs, o cidadão que deseja ingressar no Conselho Comunitário de Segurança e participar como eleitor deve cumprir alguns pré-requisitos, como ter conhecimento da voluntariedade, ser residente, estudante ou trabalhador na área de atuação do Conseg, não registrar antecedentes criminais, possuir título de eleitor e, por último, ter participado de pelo menos três reuniões ordinárias do Conselho.

Feito isto, o interessado poderá preencher a ficha cadastral, que será submetida à apreciação dos Membros Natos da Polícia Militar e da Polícia Civil e ao Presidente do Conseg. Caso aprovado, o candidato será imediatamente considerado um Membro Efetivo, o que lhe garantirá o direito de voto.

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.