01/06/2014

Hemocentro promove coleta de sangue em Artur Nogueira

De acordo com o Hemocentro da Unicamp, nogueirenses são os que mais doam sangue

Doação de Sangue

Rafaela Martins

Em Artur Nogueira, a equipe móvel do Hemocentro da Unicamp vem realizando uma campanha que tem como objetivo abastecer os bancos de sangue e salvar diversas vidas. Aqui no município, a doação acontece a cada dois meses, sempre na primeira quinta-feira do mês. Em junho, a coleta vai acontece nesta quinta-feira (5), das 9 às 12 horas, no Centro Pastoral João Paulo II, localizado ao lado da Igreja Nossa Senhora das Dores.

Em média, Artur Nogueira tem uma procura de 100 pessoas por coleta e cerca de 70, que passam pela triagem e fazem a doação. Em abril deste ano 117 pessoas passaram pelo local de coleta e 92 bolsas de sangue foram doadas. No mês de junho é esperado que passem pelo local 140 pessoas e que o número de bolsas de sangue aumente.

Segundo a assistente social da Captação de Doadores e responsável pelas coletas externas regionais, Roberta dos Santos, a população nogueirense se destaca pela participação em comparação à região. “Artur Nogueira é uma das únicas cidades da região que faz coleta há cada dois meses e, mesmo assim, a população adere, proporcionando um bom número de bolsas de sangue. Uma das melhores cidades da região é Artur Nogueira. Cidades como Engenheiro Coelho, Holambra e Limeira só fazem duas ou três coletas por ano”, conta Roberta.

Para ser um doador é necessário cumprir alguns requisitos básicos, como por exemplo estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50kg, entre outros aspectos. Para os menores de 18 a doação só pode ser efetuada com o acompanhamento do responsável. Já para as pessoas com mais de 60 anos não é permitido a doação de sangue realizada pela primeira vez. Os profissionais de Saúde pedem que os idosos já tenham doado pelo menos uma vez.

Antes de fazer a doação os interessados passarão por três fases. A primeira consiste no cadastramento do documento de identidade, atualização de endereço, trabalho, etc. Na segunda fase é realizado um exame físico onde será aferido a pressão, pulso, temperatura e feito o exame de anemia. No terceiro passo do processo, os interessados conversarão com um profissional de saúde individualmente e sigilosamente.

“Nós realizamos essas coletas para repor os estoques e salvar vidas. Agora, por estarmos próximo da Copa, essa doação se torna ainda mais importante, pois precisamos ainda mais de sangue para que com o aumento do número de pessoas nos municípios não tenhamos falta nos estoques. Por isso esperamos a participação da população nogueirense. Nós não temos o que reclamar e sim só a agradecer, pois comprovamos o quanto os nogueirenses são solidários. Continuem participando e ajudando a salvar muitas vidas”, reafirma o convite a assistente social.

Para conhecer mais sobre a iniciativa que está sendo realizada pelo Hemocentro de Campinas, em parceria com a Secretaria de Saúde de Artur Nogueira, nossa equipe acompanhou essa ação Nota 10. Confira no vídeo abaixo:


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.