03/08/2011

Mostra audiovisual

Nogueirenses participam com os Curtas-metragens ‘A Vaca’ e ‘Todos nós somos um’ são destaques no evento

Riane Barbosa

A Secretaria Municipal de Cultura de Cosmópolis realizou a 1º Mostra Audiovisual Cine Cosmo. O evento teve início na quinta-feira, 4, e seguiu até sábado, 6, no Centro Cultural, localizado na Rua Santa Gertrudes, 254.

A Mostra reuniu cineastas e personalidades para realizar a exibição de vídeos e curtas-metragens, palestras e bate papos sobre os filmes, a fim de buscar novos talentos no município e região. Ao final do evento houve premiação e homenagem aos melhores trabalhos apresentados.

Quem participou no sábado, 6, foi o diretor Leonardo Nemésio (Xitão), que apresentou o ‘Todos nós somos um’. Residente em Cosmópolis, porém com o coração nogueirense, Xitão participou da direção e gravação do curta em Artur Nogueira, juntamente com amigos nogueirenses.

O filme foi baseado na música de Jorge Vercilo – Todos nós somos um, que retrata a história de três pessoas totalmente diferentes, com rotinas e classes sociais distintas, que acabam se encontrando e descobrindo semelhanças entre si.

O nogueirense Juninho Sarpa, que trabalhou em todo o roteiro do filme, afirma que o resultado do curta ficou muito melhor do que o esperado. “Tudo começou com muito improviso, usávamos uma câmera fotográfica que gravava vídeo. O trabalho foi ficando maior e fomos surpreendidos com o resultado. Tínhamos mais vontade de fazer do que condições”, conta Sarpa.

No geral, o filme teve a participação de, aproximadamente, trinta nogueirenses, incluindo produção, elenco e figurantes.

Clique aqui e veja o teaser do curta Todos nós somos um

Outro diretor que também teve destaque na Mostra é o nogueirense Marcelo Menezes, responsável pelo curta ‘A Vaca’. Ele fez a apresentação do material audiovisual e um bate papo sobre o roteiro e produção ontem, sexta-feira, à noite.

‘A Vaca’ foi premiado em 2008 no Festival de Cinema de Paulínia com quatro prêmios inéditos, na categoria regional, recebendo os prêmios de melhor filme, melhor roteiro, melhor direção e melhor prêmio de público.

O filme, conhecido pelos moradores de Artur Nogueira, retrata a tradição e a história da cidade em um sincronismo com a criação e trajetória do ‘Bloco da Vaca’, existente há quase oitenta anos no município.

O curta já foi transmitido em diversos festivais de cinema do país, incluindo Cabo Frio, Socorro, Unicamp, além de ser assistido também nas escolas de Artur Nogueira.

Menezes tem outros trabalhos programados para lançamento, entre eles o livro ‘Contando Lorota’, que é uma continuação do seu novo vídeo. “Sempre gostei muito de fazer vídeos, é um hobbie. Para mim é sempre bom poder divulgar o meu trabalho”, comenta Menezes.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.