23/10/2016

Nogueirense garante vaga para o campeonato brasileiro de judô

Jovem coloca Artur Nogueira em primeiro lugar nos Jogos Escolares.

Da redação

Uma semana após o grande feito de classificar dois judocas para representar o estado de São Paulo no Meeting Nacional em Santa Catarina, o Projeto Judô Esporte Social tem mais a comemorar: o judoca Lucas da Costa Brito sagrou-se campeão estadual dos Jogos Escolares e garantiu a vaga para a etapa nacional, que será realizada dos dias 9 a 13 de novembro, na cidade de João Pessoa/PB. A Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo realizou a fase estadual dos Jogos Escolares neste final de semana. Milhares de alunos e atletas do estado estão envolvidos em diversas modalidades: Futsal, Vôlei, Natação, Handebol, Badminton, Basquete, Xadrez, Judô, entre outras.

estadual-escolar-1477228268

O Judô foi realizado no sábado (22), na Associação Desportiva São Caetano, em São Caetano do Sul. Daniel Balieiro (E.E. Magdalena Sanseverino Grosso), André Junior (E.E. José Ap. Munhoz) e Lucas Brito (E.E. Roldão Lopes de Barros – SP) representaram o Projeto de Judô da Prefeitura de Artur Nogueira. “Os Jogos Escolares são uma iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que visa fomentar a pratica do desporto escolar, a fim de formar atletas olímpicos oriundos das unidades escolares. É uma grande oportunidade de o jovem atleta adquirir bagagem competitiva que contribuirá para sua carreira de atleta profissional”, explica o professor Rodolpho Lavoura.

Daniel encontrou dificuldades logo na primeira luta e foi derrotado por uma penalização. André Jr. venceu as primeiras lutas, mas perdeu a luta da semifinal. Na repescagem lutou pela medalha de bronze, mas sem sucesso. Já Lucas Brito fez quatro lutas e venceu todas elas por ippon (pontuação máxima), garantindo a medalha de ouro e a classificação para a etapa nacional, representando o estado de São Paulo.

Lucas Brito havia conquistado a medalha de Bronze nessa etapa em 2015. Neste ano, o jovem de 16 anos passou a fazer parte do Centro de Excelência de Judô do Estado de São Paulo, no Ibirapuera. Conquistou várias medalhas, entre elas a de Vice-campeão Paulista. “Não está sendo fácil ficar longe da minha família e de meus amigos. A saudade é muito grande. Transformo toda essa saudade em força para superar as dificuldades do dia a dia de atleta e buscar meus sonhos.

Nunca deixei de acreditar. Essa vaga para a etapa nacional tem um valor inexplicável para mim. Dedico essa medalha para minha mãe Alessandra e a todos que torcem e acreditam no nosso judô”, conta o mais novo campeão estadual dos Jogos Escolares. A classificação inédita do nogueirense para a fase nacional veio a coroar o trabalho de cinco anos realizado pelo Projeto Judô Esporte Social, da Prefeitura do município. Durante os dias 4 e 5 de novembro, Camila Vieira e Renataly Herefeld vão a Jaraguá do Sul/SC, para o Meeting Nacional. Dias 9 a 13 de novembro, Lucas Brito vai à Etapa Nacional dos Escolares, em João Pessoa/PB. Dias 23 a 27, sete atletas participarão da Seletiva Nacional, em Lauro de Freitas/BA. Fica a torcida de todos os nogueirenses a esses jovens atletas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.