19/09/2014

No Dia Nacional do Teatro, Artur Nogueira permanece sem o seu principal espaço para as artes cênicas

Prefeito havia assumido compromisso em 2013 de entregar reforma do Teatro Municipal até dia 19 deste mês, no entanto, espaço permanece sem qualquer alteração.

por Norton Rocha

Na última sexta-feira (19), no Dia Nacional do Teatro, o estado de abandono do Teatro Municipal Renê Marcos Posi completou mais um ano. Sem poltronas, nem carpete, o espaço se tornou depósito de materiais e abriga artigos como decorações e peças do último carnaval. Em uma reportagem publicada no Portal Nogueirense há exatamente um ano, o prefeito Celso Capato assumiu o compromisso de que entregaria o Teatro reformado até a data de 19 de setembro [clique aqui e releia].

Mesmo com o anúncio, em junho, de uma emenda do deputado estadual Chico Sardelli (PV), no valor de R$ 500 mil destinados a reforma do Teatro Municipal, não houve qualquer alteração no espaço reservado às artes cênicas no município. Segundo o Capato “por este ser um ano eleitoral infelizmente existe uma série de restrições quanto aos prazos legais para a liberação dos recursos estaduais ao município”.

A expectativa, de acordo com o prefeito, é de que ainda este ano os recursos sejam liberados. Capato reforçou o compromisso de incentivo às promoções culturais no município, mas não deu novo prazo para a conclusão das obras. “Acredito que até o final do ano esses recursos sejam liberados e aí então poderemos dar início a tão esperada recuperação do Teatro Municipal”, afirmou o prefeito.

O Teatro Municipal já foi considerado o mais importante espaço cultural de Artur Nogueira. Palco de diversos espetáculos teatrais, palestras, apresentações de dança e outras intervenções artísticas, o teatro fez parte da história recente da cultura no município.

“Desde o início de 2013 investimos muito na realização de novos eventos e também no resgate de eventos tradicionais que por muitos anos foram esquecidos. Inclusive lançamos o slogan “Artur Nogueira, palco cultural da RMC” para destacar para toda a Região Metropolitana de Campinas nosso potencial cultural. Com a reabertura do Teatro em breve teremos a oportunidade de oferecer novas possibilidades artísticas, gratuitamente, a todos os moradores”, disse o prefeito.

Antes de se tornar palco de atrações culturais, o espaço físico do Teatro Municipal pertencia a área que abrigava o antigo Grupo Escolar Francisco Cardona. Desde 1996, quando foi adaptado de escola para teatro, o local não recebeu nenhuma manutenção ou reforma, sendo fechado em janeiro de 2012 devido as suas precárias condições.

IMG_0278a IMG_0266 IMG_0274


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.