07/12/2011

Município participa de 1º laboratório de gestão pública

Foi lançado na noite de segunda-feira, 5, o primeiro Laboratório de Gestão Pública e Social do país, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Campus Artur Nogueira/Engenheiro Coelho. Trata-se do GPS-LAB, uma ferramenta criada a partir de várias experiências em Gestão Pública. A primeira delas é o Grupo Gestor de Integração e Planejamento, criado em […]

Foi lançado na noite de segunda-feira, 5, o primeiro Laboratório de Gestão Pública e Social do país, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Campus Artur Nogueira/Engenheiro Coelho.

Trata-se do GPS-LAB, uma ferramenta criada a partir de várias experiências em Gestão Pública. A primeira delas é o Grupo Gestor de Integração e Planejamento, criado em março de 2009 na Prefeitura de Artur Nogueira, pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Antonio Lopes Cordeiro, com o objetivo de Integrar as Políticas Públicas e as Ações de Governo, tendo produzido em pouco mais de dois anos e meio, pelo menos 30 eventos, como: seminários, conferências, encontros e outros, com a participação de mais de 2.500 pessoas e o envolvimento de mais de cem outras pessoas, entre gestores, colaboradores e vereadores do município.

Após um ano de trabalho com o Grupo Gestor, nasce o Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Social no UNASP, com a primeira turma em fase de conclusão e a segunda com início previsto para março do ano que vem.

Para as pessoas que não possuíam formação universitária e para os demais interessados, o curso de Pós-Graduação foi modulado em diversos Cursos de Extensão Universitária, numa parceria do Unasp com a Prefeitura de Artur Nogueira, voltados aos funcionários da prefeitura, como projeto piloto.

“Todo esse trabalho desenvolvido, teve como resultado a necessidade de criação de um laboratório, que pudesse ao mesmo tempo, envolver a comunidade acadêmica, oferecendo temas diversos da sociedade e das Políticas Públicas para os trabalhos científicos dos alunos e por outro lado, pudesse oferecer capacitação para os gestores e técnicos das diversas instâncias públicas, melhorando a qualidade dos serviços públicos”, afirma Cordeiro.

O evento contou com a presença de algumas autoridades, entre elas o prefeito Marcelo Capelini, diretores do Unasp e o vice-presidente e diretor Social do Ipea, Dr. Jorge Abrahão, que veio de Brasília em substituição ao Dr. Marcio Pochmann, e palestrou sobre a situação econômica e social do Brasil e os principais avanços nessas áreas.

Capelini falou sobre a importância da ferramenta diante de uma máquina pública cada vez mais necessitada de gestores qualificados. Já o Pr. José Paulo Martini, diretor geral do Unasp, descreveu a importância da nova ferramenta de gestão e o grande desafio que será envolver os setores públicos no processo de criação de alternativas que possibilite a melhoria da qualidade da máquina pública.

O GPS-LAB foi apresentado por Cordeiro, que durante o lançamento agradeceu as parcerias. “Temos o apoio da coordenadoria de Extensão Universitária, que tem como coordenador o Prof. Ms. Wanderley Gazeta, que foi um grande incentivador de todos os projetos”, afirma Cordeiro.

No final do evento foi descerrada a placa do laboratório, como uma forma simbólica de início dos trabalhos.

Assessoria de Imprensa

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.