29/04/2016

Mostra reúne obras de artistas independentes neste sábado em Artur Nogueira

Primeira edição da ‘Cartoon ModTrip – Mostra Livre de Arte, Desenho e Animação’ deve contar com diversos artistas locais. Filmes de animação também serão exibidos durante o evento.

Um dia inteiro dedicado as artes visuais. Assim será o sábado (30) na sede do Coletivo ModTrip, em Artur Nogueira, que abrirá as portas da casa mais descolada da cidade para receber os apreciadores dos bons traços. Pelo menos sete artistas devem expor suas obras durante a 1ª edição da Cartoon ModTrip – Mostra Livre de Arte, Desenho e Animação. Além da exposição, está previsto também a exibição de filmes de animação ao longo do dia. O acesso tem custo colaborativo de R$ 5 e deve servir para custear a realização do evento.

Inconformados com a falta de alternativas para promover os talentos artísticos, integrantes do coletivo ModTrip decidiram realizar o evento como forma de incentivar a produção das artes visuais e trabalhar a autoestima da cidade. Com início marcado para às 10 horas, o evento deve integrar uma série de intervenções, incluindo pinturas em stencil, oficina de tye-dye, exibição de longas-metragens de animação consagrados, como Akira, The Beatles Yellow Submarine e o aclamado filme brasileiro O Menino e o Mundo, indicado ao Oscar este ano na categoria melhor filme de animação.

13101409_10209479106999107_1896982040_n

Além dos trabalhos visuais, os músicos Pablo Bruno, Leonardo Silva, e Fábio Danilo (FD3) devem embalar o fim de tarde na ModTrip, com apresentações acústicas. À noite, uma festa deve encerrar a programação. O som fica por conta de Ybu Bombom, que transita entre o hip-hop e o house de maneira absolutamente dançante.

Inspirações

As próprias experiências anteriores com exposições de artes realizadas pela ModTrip serviram de inspiração para Victor Moore, um dos organizadores da Cartoon. Estudante de Direito, Moore conta que numa ocasião em que foi ministrar uma aula pública em uma escola estadual do município, conheceu uma das artistas que vai expor neste sábado. As obras coloridas e descoladas de Luana Mariana chamaram a atenção de Moore, que passou a articular a partir dali a criação de uma atividade que envolvesse artistas independentes do município em região.

“Logo fui conhecendo mais o trabalho da Luana e lembrando de vários outros amigos talentosos da cidade como o Tio Vi, o Nathan e o Stuart, e imaginei que a casa seria o lugar ideal para os amigos mostrarem seus trabalhos e trocarem experiências”, conta Moore. “Valorizar o artista local é valorizar o olhar do nosso semelhante ao mundo que vivemos juntos. Qualquer iniciativa que incentive a arte é importante pra todos os artista locais, pois apenas com união e criando uma cena independente pode haver convívio livre e espontâneo entre a arte e o público” completa o organizador da exposição.

IMG_1002

Obras de Luana Mariana costumam valorizar diversidade de cores e riqueza de detalhes.

Animada com a oportunidade de apresentar seus trabalhos na primeira edição da Cartoon, Luana celebra o momento e afirma que este tipo de ação promove o conhecimento sobre as artes. “Eventos como esse faz com que quem vai visitar entenda um pouco de cada artista. Sair do real é muito bom”, diz a artista de 19 anos.

O artista Sturt Markovic além de rabiscar fabulosos desenhos no papel, também é tatuador. Segundo ele a Cartoon é um momento de “trocar conhecimento e técnicas” com outros artistas, “além de ser uma grande oportunidade para quem está começando agora ter uma chance de ser visto pela comunidade e por pessoas que possam ajudá-lo a se desenvolver”.

Markovic aponta que “muita gente também gosta de desenhar, mas fica inseguro em mostrar, pelo que irão falar sobre sua arte”. As exposições podem servir, de acordo com ele, como forma de encorajar as pessoas tímidas a exporem sua arte, e também é um bom modo de incentivar outras pessoas a começar a desenhar, pelo fato de descobrirem técnicas novas”, afirma o artista.

IMG_1007

Desenhos de Flávio Daniel representam contextos profundos e reflexivos.

Além de Markovic e Luana, os artistas Flavio Daniel, Vinicius dos Anjos, Carol Sato (Santo Antônio da Posse) e Daniely Mariano (Cosmópolis) também devem expor durante a programação. Uma oficina de Tye Dye será ministrada por Maria Júlia de Sá.

Para o estudante de Jornalismo, Cley Medeiros, integrante da ModTrip, a atividade é fundamental para o fortalecimento das criações independentes na cidade. “Vários artistas estão nas escolas, passam a tarde dentro de casa, ou trabalhando com outras áreas durante a semana, e a ideia é que sábado seja o palco possível pra essa galera mostrar o que produz, compartilhar com os amigos, familiares e quem estiver circulando pelo fluxo da casa coletiva.”

capa


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.