03/03/2017

Moradores reclamam de tráfego de caminhões pesados dentro de Artur Nogueira

Fluxo de veículos já danificou fiação elétrica, calçadas, asfalto e até casas

Da redação

O tráfego de veículos pesados dentro da área urbana de Artur Nogueira tem gerado reclamações por parte dos moradores. O fluxo de caminhões já causou danos à fiação elétrica da cidade, a calçadas, ao asfalto e até a casas. Segundo a Prefeitura, a prática é considerada crime, com multa de quatro pontos na carteira e mais de R$ 130 para o motorista que infringir a lei.

O autônomo João Viezel conta que, quando trabalhava numa empresa de telefonia na cidade, atendeu a muitas ocorrências de caminhões que danificaram os fios da rede na Rua dos Expedicionários e na Rui Barbosa. “Fora quando aparecia sinistros em que não se identificava o autor da ocorrência, geralmente no período noturno”, acrescenta. Segundo ele, há uma rota alternativa de caminhões por uma estrada de chão, mas é comum o tráfego na área urbana.

IMG_9228-Cópia-copiar-1477481902-1488485314

Cabos telefônicos derrubados após passagem de caminhão acima do peso e da altura permitidos, em 2016

Outra rua que sofre com o fluxo de veículos pesados é a Ernesto Tagliari. O ilustrador Edson Júnior comenta que, por a via não possuir lombadas, os motoristas exageram na velocidade. “Ela virou uma pista de corrida de carros em alta velocidade. Os caminhões pesados que vêm de Holambra (SP), cortando por ali, chegam a passar dos 80 km/h quase no final da rua”, aponta.

Ele ressalta que nunca encontrou viaturas do controle de trânsito para impedir o tráfego de caminhões. “Eu mesmo já perdi três gatos atropelados”, lamenta. Segundo o ilustrador, os horários em que mais passam veículos pesados pela rua são entre 7 e 8 horas e entre 17 e 18 horas. “É um risco. Ali deveria ter lombadas ou pequenas rotatórias em cada cruzamento para forçar os veículos a passarem em baixa velocidade”, sugere.

IMG_0823 - Cópia - Cópia copiar-1486651523

Calçada destruída por caminhão que perdeu o controle no Jardim Resek em fevereiro

Wesley Romolini já viu muitos acidentes envolvendo caminhões na Rua dos Expedicionários, onde fica sua casa. Segundo ele, desde que a rua se tornou via de mão única, o fluxo dos caminhões só aumentou. “Entrar com o carro em casa é um sacrifício. Demora vários minutos para conseguir atravessar a rua e estacionar o carro na garagem. Para sair de manhã é ainda pior”, relata o publicitário.

Segundo ele, além do cheiro desagradável dos caminhões que transportam porcos, a passagem de veículos pesados causou danos à estrutura das casas no local. “Muitas casas da rua adquiriram rachaduras por causa do fluxo desses caminhões”, revela. “Já tivemos muitos casos de fios arrebentados por caminhões. Já recorremos à Prefeitura e ao Departamento de Trânsito, mas nunca tivemos uma resposta concreta do que será feito para melhorar essa situação”, acrescenta.

IMG_5603-Cópia_130ff8e64ba170beb5f719e2d4d99e5973f6f1c7-1488485650

Outro caso de fios danificados por caminhões na Rua dos Expedicionários, em 2016

Prefeitura

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira afirma que há um decreto municipal de 2013 que regulamenta o trânsito de veículos de carga pesada na área urbana da cidade (clique aqui para conferir). Como carga pesada o documento considera os carregamentos que pesem mais de três toneladas.

Esses veículos são proibidos de transitar dentro da cidade, exceto se o condutor possuir base operacional dentro do perímetro urbano; residir no município e estar se dirigindo para a residência; possuir o objetivo de efetuar carga ou descarga no perímetro urbano ou ser licenciado do município.

img_9199-copia-copia-copiar-1477481883

A assessoria também informa que a fiscalização é feita constantemente pelos agentes de trânsito do município. O trabalho deles resultou, só em 2016, em 1.228 multas para caminhoneiros que trafegavam dentro da área urbana de Artur Nogueira. A penalidade para quem desrespeitar a norma é de quatro pontos na carteira, além de multa de R$ 130,16.

O órgão também destaca que todas as entradas da cidade possuem placas que indicam a proibição do tráfego de veículos de carga pesada dentro do perímetro urbano da cidade.

placascaminhoes (1)-1488486044 placascaminhoes (2)-1488486047

Leia mais

Caminhão com carga de bebidas quebra e rua de Artur Nogueira sofre bloqueio

Caminhão danifica rede de cabeamento telefônico em rua de Artur Nogueira

Caminhão perde controle e danifica calçadas em Artur Nogueira

Caminhão danifica rede de fiações em bairro de Artur Nogueira

Caminhão rompe fio telefônico ao passar pela Rua dos Expedicionários

Com sinais de embriaguez, motorista derruba poste e quase atropela mulher em Artur Nogueira

Micro-ônibus invade casa após colidir com caminhão em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.