23/02/2017

Moradores reclamam de água parada em rua de Artur Nogueira

Reclamantes reivindicam construção de canaleta para solução do problema

Da redação

Moradores do bairro Coração Criança, em Artur Nogueira, reclamam da falta de uma canaleta no asfalto de uma das ruas do bairro para o escoamento de água que permanece parada na via. Conforme os reclamantes, o problema gera desconforto pelo mau cheiro e oferece risco de proliferação de mosquitos Aedes aegypti, Chikungunya e Zika.

210ed809-1064-4993-9de3-44d1ffe2ccd2 - Cópia copiar-1487866447

A poça de água referente às reclamações se forma na Rua Waldemar Augusto Hobus, esquina com a Rua Augustinho Romolini, no Coração Criança. O problema apontado pelos munícipes é constante e, de acordo com os reclamantes, ocorre há cerca de dois anos desde que uma nova camada de asfalto foi feita na via.

Anteriormente, havia uma canaleta no asfalto que escoava a água, mas com a nova cama asfáltica, a referida canaleta foi tampada, resultando na permanência da água parada.

IMG_0042 - Cópia - Cópia copiar-1487866433

O vendedor autônomo Alex de Jesus Jordão, de 35 anos, reside próximo ao local em que a poça de água se forma. Ele relata que o problema é frequente e ressalta o risco à saúde que a água parada no local gera aos moradores. “Água não pode ficar parada, está sujeito a risco de doenças, como por exemplo, a dengue” pontua. Limo e sujeira também têm se acumulado no local em que a poça está situada.

Já o construtor civil Cirlei Mata Santos, de 34 anos, explica que os moradores enfrentam o problema há ao menos dois anos e que a situação vem incomodando bastante. Conforme Cirlei, pelo menos três fatores resultam no acúmulo de água no local, entre eles, um reservatório de água do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), situado no mesmo endereço, que costuma vazar quando muito cheio, escoando a água.

Outras duas causas são a água vinda de quintais das residências próximas e, também, a água de chuvas. “Moro aqui há sete anos e já faz dois anos que esse problema acontece. Na verdade, desde que recapearam o asfalto aqui da rua”, explica.

5c7759f0-e20d-494b-9160-1b0fad8bcf0c - Cópia copiar-1487866446

Para a resolução do problema, o empresário Claudemir Carvalho, de 42 anos, solicita que uma nova canaleta seja feita no asfalto pelo setor de Obras da Prefeitura para a água ser devidamente escoada, solucionando o problema enfrentado pelos moradores da Rua Waldemar Augusto Hobus. O mau cheiro e o perigo da poça se tornar um criadouro de larvas de mosquitos são as principais reclamações dos moradores. “A rua aqui não tem caída, por isso, a água empoça. Faz tempo que estamos solicitando a resolução, até mesmo com vereadores, mas até hoje nada foi feito. O pessoal da Vigilância Sanitária passa por aqui olhando os quintais por causa da dengue, mas com essa poça aqui não adianta fazer fiscalização”, reclama.

Os moradores denunciantes, entre outros que não se pronunciaram, aguardam pela melhoria da situação enfrentada para que não ocorram mais o desconforto  e o risco à saúde deles por conta da água parada.

Prefeitura

Portal Nogueirense entrou em contato com a Secretaria de Obras do município mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.