13/07/2018

Artur Nogueira comemora Dia Mundial do Rock

Dia Mundial do Rock: 13 de julho

Da redação

Artur Nogueira e todo o mundo comemoram o Dia Mundial do Rock nesta sexta-feira (13). Oficialmente, a cidade conta com o Cultura Rock como evento desde agosto de 2011. Para tanto, toda segunda quinta-feira do mês é dedicada ao Rock’n’roll. Os apreciadores da boa música não deixam de comparecer e até mesmo encher a casa. Tradicionalmente, o som começa e não decepciona.

A comemoração do Dia Mundial do Rock começou ontem (12) mesmo no evento cultural. Assim, dois grupos se apresentaram a partir das 20 horas na Réplica da Estação Ferroviária, no centro do município. A noite, então, agitou os nogueirenses.

culturarock

Criado há seis anos, a partir do Encontro de Músicos, o Cultura Rock é o único evento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que é mensal, gratuito e voltado apenas para bandas de rock locais.

cultu-rock_10fecd7529fe3a9cdf4d11242b2041a07f40ec59

Centenas de bandas já passaram pelo palco do Cultura Rock. Dessas, uma parte irrisória trabalha com músicas autorais. Parte disso, explica o técnico de som Batata, porque o público do Cultura vai com a intenção de ouvir cover. “Repertórios com apenas músicas autorais não têm muita aceitação do público; sempre combinamos e já avisamos às bandas interessadas que façam suas autorais mescladas com as músicas covers; assim, conseguem segurar e atrair mais público para conhecê-las”, esclarece.

As bandas escolhidas para tocar são apresentadas para a produção do Cultura e são levados em conta tempo de existência da banda e técnica. Artur Nogueira consegue prover um número considerável de grupos para o evento.

O produtor musical Juninho Sarpa lista 13 nomes e ainda teme deixar algum de fora, pois o município ‘Berço da Amizade’ já leva a fama de cidade da música – pelos eventos e, também, pela Loja da Música, que vende produtos para grupos famosos do Brasil. Entre as bandas locais citadas estão Canal 5, Radio Machine, Keep on Rock, Cleptomania, Casa Vermelha, Finder, Persevere, Trilha Zero, Forma Som, BR Trio, Sopro Vital, RockellMe e Bay Hall.

O crescimento de bandas de rock é visto pelo produtor como algo que nasce nos músicos como primeiro interesse e segue quando há paixão. “O público do sertanejo é um público de festa. Se hoje toca sertanejo, eles estão com o sertanejo, se amanhã for samba, eles vão pro samba. Agora, o rock não”, afirma Sarpa. “O público do rock é o público do rock. O cara que pensa em fazer música pega uma guitarra e começa com as músicas que marcaram nossa geração no rock’n’roll, ele permanece se ama, e, se ama, não muda”, acrescenta.

TRILHA ZERO - Foto-1496324947

Foto: Ian Romagnolo

A partir deste ano, o Cultura Rock foi reformulado e acontece em um novo local. Agora, os apreciadores do Rock’n’roll podem curtir boa música na Réplica da Estação Ferroviária. Segundo o secretário de Cultura Edésio Lopes, a mudança foi motivada por diversas demandas. Entre elas, a readequação do sistema elétrico, do sistema de som, o aumento da fiscalização da Guarda Civil Municipal (GCM) e o controle de acesso ao evento. Além disso, o novo local (fechado) auxiliará na diminuição do barulho, já que anteriormente o evento atrapalhava os alunos do período noturno da Escola José Amaro Rodrigues.

Cultura Rock

ROTA-107-FOTO-2-1499776863-1499895344

Cultura Rock trouxe na noite desta quinta-feira (12) duas bandas na Réplica da Estação Ferroviária de Artur Nogueira, Stratonantes e ITEM9. O valor adquirido no bar é direcionado ao Projeto Retreta da Corporação Musical 24 de Junho. A entrada é franca.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.