04/06/2017

Moradora de Artur Nogueira arrecada recursos para comprar cadeira de rodas à filha

Marta Taborda vende pizza para ajudar filha que, há doze anos, foi acometida por uma paralisia motora

Leonardo Saimon

Aos 40 anos, Marta Taborda luta pela filha Mônica – como todas as mães. No entanto, ela sente o peso da redobrado da responsabilidade, uma vez que a filha foi acometida por uma paralisia motora que a deixou acamada. A voz de Marta denota força, embora ela admita que seu baluarte é a jovem. “Através da força dela eu alimento a minha para prosseguir”, confessa. Neste momento, a mãe dá uma breve pausa na voz, e o som ambiente toma conta do quarto. O olhar amoroso de Marta conversa com os olhos verdes de Mônica. O afeto é inenarrável.

IMG_0511 - Cópia copiar-1496435139

Mônica amava brincar, andar, correr como qualquer criança de sua idade – na época, uns cinco anos. Mas sua mãe não poderia prever o que estava porvir. Marta volta no tempo e explica que, aos dois anos, Mônica foi diagnosticada com leucemia. A doença fez com que, ainda muito nova, a pequena fosse submetida a diversas sessões de quimioterapia. O tratamento provocou diversas paradas respiratórias na jovem. Em uma dessas situações, o coração de Mônica ficou vinte minutos sem bater. Após ser ressuscitada pela equipe médica, a criança teria de conviver pelo resto da vida com graves sequelas.

A falta de oxigenação no cérebro causou sérios danos à coordenação motora de Mônica, e, há doze anos, ela não fala, não anda e depende da sonda para respirar. “Já faz quase sete anos que ela não faz mais tratamento de quimioterapia, mas passou por um momento bem crítico”, conta Marta. A mãe se volta para a filha e afina a voz, como se estive conversando com um bebê, apesar de Mônica já ter 16 anos. Na verdade, ela sempre será um bebê para Marta. Os gemidos da filha parecem corresponder a todo esse afeto.

Doações

Pouco antes de toda a reviravolta com Mônica, a vida de Marta já havia sido transtornada por conta da separação do esposo. Por isso, ela tem cuidado da filha sozinha ao longo de todo esse tempo. Recentemente, o ortopedista que cuida de Mônica solicitou com urgência uma cadeira de rodas. Marta não tem condições de comprar; todavia, esta seria somente mais uma luta a enfrentar. Por meio de doações, ela tem recebido ingredientes para vender pizzas a fim de comprar a cadeira especial.

IMG_0520 - Cópia copiar-1496435144

“Antes eu levava ela no braço. Pra onde eu fosse, eu a levava. Só que agora eu não consigo mais carregar ela”, lamenta. Mônica não só cresceu como daqui a alguns dias completa 17 anos. Para dar banho nela, Marta precisa de ajuda porque não aguenta fazer esse trabalho sozinha. O equipamento não só amenizaria este problema como facilitaria a locomoção da jovem, que, segundo a mãe, adora bagunça e as festas de família. Além disso, o corpo de Mônica não tem reagido de maneira positiva ao alimento que a Prefeitura disponibiliza para pessoas em situações como a dela. Neste caso, Marta precisa comprar, por mês, ao menos 18 latas de suplemento alimentar para dar à filha, cada uma pelo valor de R$ 64.

Para se manter, Marta faz ‘bicos’ como decoradora de eventos e já prestou serviços como cozinheira. Agora, ela aposta na venda das pizzas para conseguir angariar recursos. O dinheiro será revertido para comprar a cadeira de rodas e ajudar nas despesas com Mônica.

IMG_0525 - Cópia copiar-1496435146

Superação

Marta diz que fará tudo que estiver ao alcance para proporcionar o melhor para a filha. “Às vezes ela passa a noite inteira gemendo, e eu não sei o que fazer”, revela. “Quando vejo alguém reclamar da vida, eu até fico indignada, porque eu vejo o quanto que ela luta para estar aqui. São doze anos de luta diária”, lembra. Embora não entenda o porquê dessa injustiça, Marta não passa o tempo achando culpados. Ela se apega à fé e diz que Deus lhe tem dado forças para vencer cada dia.

Apesar dos percalços, Marta e Mônica não enxergam a vida como uma derrota diária, mas como um milagre.

IMG_0519 - Cópia copiar-1496435142

Serviço

Telefone: 9 9889-4975

As pizzas são em tamanho grande, de oito pedaços, nos sabores calabresa, frango com requeijão e portuguesa. A unidade custa R$ 25.

Conta para doações em dinheiro:

Agência: 2909 / Operação: 013

Conta Poupança: 20144-7

Bruna Fernanda Taborda Leite

CPF: 436.927.008-14 / Caixa Econômica Federal

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.