09/02/2014

MEMÓRIA: 23 anos da morte do ex-prefeito Jacob Stein

Relembre a vida do emancipalista, ex-vereador e ex-prefeito de Artur Nogueira

Jacob Stein

Rafaela Martins

Jacob Stein, emancipalista, ex-vereador e ex-prefeito de Artur Nogueira, morreu aos 76 anos de idade em 8 de fevereiro de 1991. No último sábado (8) completou 23 anos de sua morte. Em vida, dedicou-se a Artur Nogueira, deixando um grande legado para a cidade.

Filho de agricultores alemães e suíços, Jacob Stein nasceu em 16 de fevereiro de 1914, em Mogi Mirim. O emancipacionista se casou com Irene Malagó, com quem teve cinco filhos: Ademar, Adolfo, Maria Oneli, Nelson Stein e Jacob Stein Junior.

Stein se tornou membro da Comissão de Emancipacionista de Artur Nogueira, participando da vida pública desde o momento em que o município se tornou independente, em 24 de dezembro de 1948.

Além de participar do ‘Grupo dos Onze’, como o jornalista Mano Fromberg se referia ao grupo de emancipacionistas de Artur Nogueira, Stein foi vereador na 1ª Legislatura, nos anos de 1949 a 1953. Eleito com 24 votos, o ex-vereador se elegeu pelo Partido Social Democrático (PSD).

Em 1952, Stein concorreu a vice-prefeito e se elegeu pelo Partido Social Progressista (PSP), com 543 votos, para a gestão de 1953 a 1957. Em 1957, novamente concorreu a vice-prefeito e se elegeu com 603 votos. Em 1961, Stein se candidatou à prefeito de Artur Nogueira, pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Eleito com 637, ele venceu o adversário Raul Grosso, por um voto a mais.

Em seu mandato, Jacob Stein realizou obras de grande alcance social. Além de construir diversas pontes sobre os rios do município e escolas na área rural, Stein conseguiu a primeira ambulância para Artur Nogueira, através de uma parceria com o Governo Estadual.

Em 1969, Jacob foi novamente eleito prefeito de Artur Nogueira. Nesse mandato ele trabalhou para que as obras de conclusão da rodovia SP-332, que liga Cosmópolis à Engenheiro Coelho, fossem finalizadas.

Outra iniciativa que marcou sua passagem pela prefeitura nogueirense foi a criação de uma lei de incentivo à indústria, que visava a vinda de grandes empresas para a região. Essa iniciativa colaborou, mais tarde, para a instalação da Teka, Algodoeira Caio, Mecânica Oriente e várias outras indústrias que vieram para Artur Nogueira.

Stein construiu a Escola “José Amaro Rodrigues” e conseguiu, através da Companhia Ferroviária Sorocabana, os terrenos onde foram instaladas a Praça do Coreto e a Praça da Fonte, atuais cartões postais da cidade. Também deu início a construção da Rodoviária Municipal, que funciona até os dias de hoje.

O prédio da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira leva o nome de Jacob Stein, uma homenagem mais do que merecida a este nogueirense que tanto trabalho em prol de Artur Nogueira.

IMG_2100 IMG_2091Fonte: FERREIRA, Sérgio Augusto Fromberg; FERREIRA, Luiz Carlos Mano. Janela Aberta: História Política de Artur Nogueira. 2006


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.