10/09/2012

Maternidade do Bom Samaritano começa atender pelo Consaúde

Convênio permite que partos sejam realizados em Artur Nogueira

Através de convênio entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consaúde) e o Hospital Bom Samaritano, os partos dos nogueirenses passaram a ser realizados no município de Artur Nogueira.

Os atendimentos iniciaram na última sexta-feira (7), e todas as gestantes nogueirenses serão beneficiadas, com exceção daquelas que possuem gestação de alto risco. Até o momento, já nasceram quatro bebês, todos do sexo masculino. “Estamos trabalhando há mais de um ano para que a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde acontecesse. O trâmite foi lento, pois foi necessário montar uma equipe completa de médicos, além de adquirir todos os equipamentos exigidos para um bom atendimento, se adequando as exigências do Consaúde”, explica o diretor geral do Hospital Bom Samaritano, Dr. Zildomar Deucher.

Segundo o secretário Municipal de Saúde de Artur Nogueira, Dr. Lindon Marcos, a gestante que estiver em trabalho de parto dará entrada no Pronto-Socorro Municipal e, após realização de exames, será encaminhada ao Hospital Bom Samaritano.

Ainda segundo o secretário, a parceria proporciona vários benefícios para a população nogueirense. “O recapeamento da SP-95, que liga Jaguariúna a Pedreira, praticamente inviabilizou o transporte rápido das gestantes de Artur Nogueira até Pedreira, obrigando o município a buscar o convênio do Consaúde com o Bom Samaritano, que atenderá as necessidades da cidade. Há muito tempo os moradores pedem que as crianças voltem a nascer aqui. Antes, a gestante tinha que ir para Pedreira, agora o parto será realizado em Artur Nogueira mesmo, trazendo mais conforto”, afirma o Dr. Lindon Marcos.

Segundo o diretor administrativo do Hospital Bom Samaritano, Sidney Dutra, outras parcerias poderão acontecer. “A maternidade foi a primeira parceria que deu certo. Queremos a partir de agora trazer mais benefícios para os nogueirenses, através de atendimento em outras especialidades médicas”, afirma Dutra.

Estrutura

O Hospital Bom Samaritano conta com berçário para atender 15 bebês, com incubadoras computadorizadas e preparadas para o atendimento neonatal, fototerapia para crianças que nascem com icterícia (pele amarelada, que precisa de tratamento com luz), além de respiradores computadorizados para bebês que apresentarem deficiências respiratórias. Os partos serão realizados em centro cirúrgico com salas com ar condicionado e fluxo laminar.

“Permitir que os nogueirenses nasçam aqui é mais do que uma questão de orgulho. Estaremos proporcionando mais comodidade e segurança para as mães, uma vez que elas não precisarão mais viajar para fazer o parto. Um grande diferencial é o parto humanizado, que conta com a sala de pré-parto totalmente equipada, além de uma equipe com médicos e enfermeiras obstetras”, finaliza o chefe de obstetrícia do Hospital Bom Samaritano, Edson Basso.

Dr. Edson Basso, Taína de Andrade, Dr. Zildomar Deucher e Dr. Sidney Dutra


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.