13/12/2014

Marcelo Menezes lança livro de causos e lorotas em Artur Nogueira

‘Causos, lorotas, histórias de pescadores, caçadores e outros mentirosos’ estará a venda nas bancas a partir deste sábado

Por Isadora Stentzler

O cineasta nogueirense Marcelo Menezes lança hoje, sexta-feira (19), o livro ‘Causos, lorotas, histórias de pescadores, caçadores e outros mentirosos’. É o primeiro da carreira do produtor.  A obra levou quatro anos para ser produzida e reúne 80 crônicas de mais de 15 trovadores da região. O lançamento será apenas para convidados, mas a partir de sábado (21) exemplares da obra poderão ser adquiridos a R$ 25 nas bancas de Artur Nogueira.

A ideia surgiu após Menezes produzir o curta-metragem ‘Contando Lorotas’, divulgado em 2011. “Como eu já tinha o material resolvi fazer o livro também. Aí melhorei um pouco e fui em busca de incentivos públicos”, conta. Este ano, por meio do Programa Ação Cultural (Proac) do governo do estado e do patrocínio da Kurita de Artur Nogueira, Menezes conseguiu publicar o livro.

A primeira edição conta com 3 mil exemplares e ilustrações do artista plástico nogueirense, Aquino. “O que eu queria com o livro é manter viva essas histórias e contos. Porque hoje com a tecnologia não há mais pessoas sentadas em rodas e compartilhando seus causos.”

IMG_9519

As histórias foram colhidas de personagens de Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Holambra, São Paulo e até de Santa Catarina.

Muitos dos contos trazem situações improváveis e curiosas, mas em todas elas Menezes leva o leitor a se perguntar: “É verdade ou não é?”. Como a de um gato que separava o leite do café:

“Na década de cinquenta, chegou na estação ferroviária de Artur Nogueira um jogador que vinha da cidade grande e que gostava de fazer apostas. Ele trazia consigo um gato angorá, peludo, esperto, mas muito nojento. Ele fazia questão de frisar que o seu gato era ensinado e que quando colocava café com leite numa tigela, o gato tomava o leite e separava o café do leite.

Não acredita? Quer apostar?

Segundo Menezes a história já deixou alguns endividados.

IMG_9525

O lançamento da obra será às 20 horas desta sexta-feira no Centro Pastoral João Paulo II, em Artur Nogueira.

Para os próximos anos Menezes diz que planeja dar sequência ao trabalho de escritor com obras que tratem de política, suspense e romance, mas que não ficará longe das filmagens, que já renderam ao cineasta quatro estatuetas de ouro no Festival de Paulínia.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.