18/05/2015

Manifestação em Artur Nogueira diz não ao abuso de menores

Passeata organizada por entidades e escolas reuniu cerca de 500 pessoas no dia de luta nacional.

Mais de 500 pessoas se manifestaram contra o abuso de menores na manhã desta segunda-feira (18) em Artur Nogueira no Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso, Exploração Sexual e o Tráfico de Crianças e Adolescentes. A passeata organizada por entidades e escolas do município percorreu as principais ruas da cidade. Estudantes vestidos de amarelo e com balões vermelhos e brancos protestavam contra o abuso.

“Esse evento tem por objetivo, primeiro, mobilizar os adolescentes quanto ao problema do abuso sexual e da exploração de crianças e adolescentes”, explica a psicóloga do Creas, Patrícia Coghi Poletti.  “É uma realidade distante de Artur Nogueira, mas que está presente no nosso cotidiano e temos que chamar a atenção a isso, visando a denúncia para que possamos tirar as crianças dessa situação.”

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Caetano, embora sejam poucos os casos atendidos na cidade, hoje Artur Nogueira está com três situações de abuso em averiguação. “É um número rotativo, mas estamos realizando esta passeata para conscientizar a população para ficar atento com esses abusos”, frisa a secretária.

Segundo ela cerca de 5 mil pessoas foram alcançadas na cidade por meio de atividades realizadas nas escolas municipais e estaduais. “Estamos a 15 dias trabalhando esse assunto, porque é preciso ficar atento e entender os sinais e então fazer a denúncia.”

A passeata contou com dois grupos que se encontraram no Cinturão Verde. Um partiu da praça Laudo Natel, no Centro de Artur Nogueira, e outro da EE José Amaro Rodrigues.

IMG_8117

Participaram adolescentes atendidos pela AJA, Iefan, Apae, Casa do Caminho, Adra, Espaço Amigo e das escolas EEEF Severino Tagliari, EE Magdalena Sanseverino Grosso e EE Armando Falcone. O grupo foi acompanhado pela fanfarra do Colégio Unasp.

Denúncia

As denuncias de abuso de menores podem ser feitas no Creas pelo telefone 3877-4402, ou pelo Disque 100, 181 ou 190. A denúncia tem sigilo total.

Sonia reforça que qualquer comportamento estranho deve ser levado em conta e averiguado.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.