08/05/2015

MAIO AMARELO: Artur Nogueira salta de 8 para 86 casos de embriaguez ao volante

Município tem segundo maior aumento por embriaguez ao volante da RMC. Dados se referem a período entre 2013 e 2014.

De acordo com estatísticas da Polícia Militar Rodoviária, em 2013, oito motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados em Artur Nogueira. Já em 2014 esse número saltou para 86. Os dados colocam o município em segundo lugar no ranking das cidades com o maior aumento no número de casos de embriaguez ao volante da Região Metropolitana de Campinas (RMC), perdendo apenas para Engenheiro Coelho. O rigor a partir da Lei Seca é considerado um dos fatores para o elevado número de multas e apreensões.

Em Cosmópolis, foram registrados sete casos em 2013, já no ano passado este número subiu para dez. Em Engenheiro Coelho apenas um caso foi registrado em 2013, subindo para 21 casos em 2014, o maior aumento registrado na região. Paulínia passou de nove para 25 casos. Em Campinas os números passaram de 205 casos para 591. Holambra foi a única cidade da região que registrou queda, reduzindo de 12 para dez ocorrências no período avaliado.

1

Lei Seca

A Lei 11.075, mais conhecida como ‘Lei Seca’, foi sancionada em junho de 2008 e penaliza motoristas que forem flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcóolicas. Na época, a medida fazia parte de um grupo de ações preventivas, como o uso obrigatório de cinto de segurança em carros e uso de capacetes para motociclistas, tendo o objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito no país.

Quando criada a lei, apenas o bafômetro era usado para medir a dosagem de álcool no sangue, com isso, muitos motoristas deixaram de ser punidos, pois a Constituição não obrigava o motorista a criar provas contra si próprio. Já com as mudanças aplicadas, desde dezembro de 2012, a Lei Seca passou a ser mais rígida. Além do bafômetro, podem ser usados exames clínicos para constatar a embriagues do motorista, além de fotos, vídeos e ainda a declaração de testemunhas ou do policial que efetuou a abordagem para comprovar o ato infracional.

Punições

As punições dependem do nível de álcool presente no sangue. A partir de 0,3 miligramas de álcool constatados no sangue pelo bafômetro, o motorista recebe multa de 1.915,40 reais, tem o carro apreendido e suspenção da carta de habilitação por um ano. Quem for pego dirigindo sob a influência de álcool pela segunda vez em menos de um ano, recebe multa de 3.830,80 e suspensão da habilitação por um ano.

Caso o nível de álcool no sangue seja superior a 0,3 miligramas, o motorista pode ter a prisão decretada que varia de seis meses à três anos.

MAIO AMARELO

 Jovem de Artur Nogueira relembra grave acidente de carro

Portal Nogueirense promove movimento em Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.