24/09/2014

Mãe das crianças abandonadas em Artur Nogueira permanece desaparecida

Caso completa uma semana e não há pistas sobre o paradeiro de Tatiane

Por Isadora Stentzler

A mãe das meninas encontradas no dia 16 de setembro na zona rural de Artur Nogueira permanece desaparecida. Tatiane Turbiani Chaves, de 20 anos, é natural de Mogi Guaçu e saiu de casa às 7h30 daquela terça-feira, segundo os pais, para ir a um advogado. Desde então não foi mais vista. As duas meninas, uma de dois meses e outra de um ano e meio, foram encontradas próximo a um canavial em Artur Nogueira. Elas estão sob guarda da Justiça.

Relembre o caso nesta linha do tempo organizada pelo Portal Nogueirense e veja como estão as buscas por Tatiane

TERÇA-FEIRA (16)

Artur Nogueira, 10h30 – Os pedreiros Edvaldo Santana e Cadmiel Silva Ribeiro encontram uma criança de aproximadamente dois anos perdida próximo a uma plantação, no bairro Paiol de Telha, na zona rural de Artur Nogueira. Os pedreiros acionam a Guarda Municipal (GM).

IMG_0090

11h – A GM se dirige ao bairro Paiol de Telha para averiguar os fatos e encontra uma bebê de dois meses no meio de uma estrada de terra. Os guardas pegam a bebê e a levam ao Pronto-socorro Municipal de Artur Nogueira. Uma outra viatura vai ao sítio para resgatar a menina encontrada pelos pedreiros.

11h30 – GM chega ao Pronto-socorro de Artur Nogueira com a bebê. A menina está suja e assustada.

12h – A criança de aproximadamente dois anos dá entrada no Pronto-socorro de Artur Nogueira sendo levada pela GM. Ela também está suja e bastante assustada.

Crianças encontradas

12h30 – Avaliações médicas constatam que ambas estão bem. GM suspeita de parentesco entre as duas.

Mogi Guaçu, 19h – Os avós maternos assistem a reportagem sobre o aparecimento de duas crianças em Artur Nogueira. Eles suspeitam que ambas sejam netas deles e acionam a GM de Mogi Guaçu.

20h – Com base nas informações dos avós, a GM de Mogi Guaçu constata parentesco e descobre que a mãe das meninas se chama Tatiane Turbiani Chaves, de 20 anos. Na ocasião, os avós também afirmam que Tatiane sofria ameaças de morte do ex companheiro e que saiu de manhã com as meninas para ir a um advogado. A GM localiza o ex companheiro de Tatiane, Julio Lino Vieira, de 43 anos, e o conduz à delegacia. Não há informações sobre o paradeiro da mãe.

Tatiane

Artur Nogueira, 22h – A Polícia Civil de Artur Nogueira vai a Mogi Guaçu buscar o ex companheiro para prestar depoimento na Delegacia local.

QUARTA-FEIRA (17)

Artur Nogueira, 00h05 Mãe de Tatiane vai à Delegacia de Artur Nogueira e registra Boletim de Ocorrência de desaparecimento da filha. Ela diz que Tatiane saiu de casa às 7h30 da terça-feira, dia 16, e não voltou mais.

00h30 – O ex companheiro, Julio Lino Vieira, chega à Delegacia de Artur Nogueira para prestar depoimento.

2h30 – O delegado de Artur Nogueira, Dr. José Donizeti de Melo, concede uma entrevista coletiva para jornais da região e afirma que as investigações continuarão com apoio da Polícia Militar. “O Júlio chegou a dizer que Tatiane vinha sendo violentada e estuprada por outras pessoas. Estamos investigando todos os potenciais suspeitos”, disse o delegado.

IMG_0224

3h – Julio Lino Vieira conversa com imprensa e diz ser inocente. “Nunca ameacei a Tatiane. Sempre dei o que ela e as crianças precisaram”, frisa. Ele também diz que viu Tatiane pela última vez na segunda-feira (15) e que se encontraria com ela na manhã de terça (16), mas que isso não aconteceu.

IMG_0255

4h – Vieira é liberado da Delegacia. As crianças continuam em Artur Nogueira sob a responsabilidade da Justiça.

6h – Começam as buscas pela mãe da menina. Cerca de 30 homens entre Policiais Civis, Guardas Municipais e Policiais Militares de Artur Nogueira, Mogi Guaçu e Americana participaram da operação.

IMG_20140917_115808971

11h50 – Helicóptero Águia da Polícia Militar chega em Artur Nogueira para auxiliar nas buscas. A aeronave sobrevoa as proximidades do encontro das crianças.

IMG_20140917_131851405a

12h – Policiais no helicóptero localizam um veículo Toyota Land Cruiser, de Artur Nogueira, roubado em 04 de julho. Automóvel não tem ligação com o caso. Equipes continuam as buscas.

IMG_20140917_134156522_HDR

14h20 – Aeronave deixa o município.

QUINTA-FEIRA (18)

Artur Nogueira, 19h  Um ciclista encontra uma bolsa com documentos de Tatiane às margens da Rodovia dos Agricultores, que liga Artur Nogueira à Mogi Mirim, próximo à Escola da Ponte de Tábua. Dentro da bolsa também há duas mamadeiras, fraldas e roupas. O ciclista chama a GM.

IMG-20140918-WA0005

19h15– GM chega ao local onde está o ciclista com a bolsa e inicia buscas na região. Cerca de 10 guardas participam da ação.

SEXTA-FEIRA (19)

Artur Nogueira, 00h30 – Encerra-se as buscas na região onde foi achada a bolsa. Nada mais foi encontrado.

7h – GM retoma as buscas.

7h30 – GM encontra duas chupetas rosas, duas flanelas, três fraldas descartáveis, um tênis do pé esquerdo branco, um prendedor de cabelo, um moletom infantil roxo, uma calça jeans infantil e uma meia rosa há cerca de 800 metros de onde estava a bolsa, nas margens da Rodovia dos Agricultores, no trecho que liga Artur a Mogi.

IMG_0902IMG_0921

9h30 – São encontradas duas camisolas e roupa íntima próximo de onde as crianças foram avistadas a primeira vez.

10h – Chega equipe do Canil da Polícia Militar com um cão farejador para auxiliar nas buscas.

IMG-20140919-WA0007

13h10 – Nada novo foi encontrado e cão é recolhido.

16h40 – Um homem comunica a GM que encontrou o cartão de crédito de Tatiane junto de três cordas e um lençol azul próximo ao canavial onde as menores apareceram.

IMG-20140919-WA00083

De acordo com a Polícia Civil de Artur Nogueira as investigações continuam mas, desde sexta-feira (19), não houve mais nenhuma novidade no caso. As duas crianças encontradas em Artur Nogueira continuam sob a responsabilidade da Justiça em um abrigo do município. Os avós maternos já entraram com o pedido da guarda das crianças. Eles visitam as netas com frequência em Artur Nogueira. Tatiane continua desaparecida.

Qualquer tipo de denúncia pode ser feita através dos telefones 190, 153 ou 3877-1400.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.