07/09/2016

Maçonaria realiza ato em comemoração à Independência do Brasil em Artur Nogueira

Evento reuniu cerca de 100 pessoas na praça do Coreto.

Rui do Amaral

IMG_9682 - Cópia - Cópia-1473255263

O feriado de 7 de setembro, que para muitos significa poder dormir até mais tarde, começou cedo para os integrantes da Loja Maçônica Winston Churchill. Membros da entidade se reuniram por volta das 8 horas desta quarta-feira (7) na Praça do Coreto, Centro de Artur Nogueira, a fim de realizar um ato cívico em comemoração à Independência do Brasil. O Capitão da Polícia Militar do município, representantes da Guarda Municipal e algumas famílias também participaram do evento que reuniu cerca de 100 pessoas.

As bandeiras nacionais, juntamente com as bandeiras do Estado de São Paulo e de Artur Nogueira, foram hasteadas ao som do Hino Nacional Brasileiro, seguido do hino municipal. Em seguida, Éric Lucke, membro da Maçonaria de Artur Nogueira, realizou um pequeno discurso exaltando a importância da entidade e sua participação no movimento de independência. O capitão da PM de Artur Nogueira Alexandre Hoio de Souza também discursou e ressaltou a importância do ato. “Hoje em dia nós vemos que estes valores estão se perdendo, por isso quero parabenizar os maçons da cidade por não deixarem esta data passar em branco. Inclusive, quero que saibam que nós da Polícia Militar estamos à disposição para, no ano que vem, ajudarmos no evento para tornarmos ainda maior”, afirmou.

IMG_9723-1473255288

O historiador e presidente da Loja Maçônica Winston Churtill Geso Franco de Oliveira destacou em seu discurso a falta de engajamento dos jovens da atualidade em relações a datas comemorativas para o país. “Antigamente nós víamos um patriotismo que hoje está se perdendo. As crianças não sabem nem mais cantar o Hino Nacional. O Dia da Independência, data mais emblemática da história do Brasil, hoje é só mais um feriado. Temos de resgatar nossa história, pois só com ela nós poderemos projetar nosso futuro”, destacou. O historiador também relembrou o papel fundamental que a Maçonaria teve no ato de independência. “Para nós, é com certeza o dia mais significativo de relação entre a entidade e o país”, destaca.

IMG_9758-1473255306

Representando o Poder Municipal, o professor João Gazoli parabenizou a iniciativa.“A Maçonaria está de parabéns pelo engajamento com a história do país. Todos deveríamos sentir mais orgulho de datas como essa”, apontou em seu discurso. Representantes da Guarda Municipal também se fizeram presentes no evento, que contou ainda com diversas famílias da cidade que desejaram celebrar a data.

IMG_9800 - Cópia-1473255335

IMG_9817-1473255347

Dia da Independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra e obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

jpg-1472842231-1473255410

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.